Geral

Quebradeiras de coco participam de audiência na Alepi e na SDR

Aproximadamente, 130 quebradeiras de coco dos municípios que integram o Território dos Cocais e o T

Terça - 28/06/2016 às 12:06



Foto: Ascom SDR As quebradeiras também participaram de audiência na SDR.
As quebradeiras também participaram de audiência na SDR.
Aproximadamente, 130 quebradeiras de coco dos municípios que integram o Território dos Cocais e o Território Entre Rios participaram, nessa segunda-feira (27), de audiência da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza da Assembleia Legislativa do Piauí. O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) e o deputado estadual João de Deus (PT) participaram da audiência, na sala da Comissão de Constituição e Justiça da Alepi, que também contou com a presença da prefeita de Esperantina ,Vilma Amorim.

A diretora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Aline Alencar, informou que o grupo solicita a aprovação do Projeto de Lei 4755/2015, denominado de Lei do Babaçu Livre, que aguarda encaminhamento para votação desde o ano passado. "Esta é uma luta de vários anos, que se fortaleceu com a criação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) nos anos 80, com o objetivo de lutar pelas primeiras necessidades das quebradeiras e hoje com atuação no Piauí e nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins", comenta a diretora.

Categoria participa de sessão na Assembleia Legislativa( Foto: Ascom SDR)A coordenadora do MIQCB, Francisca da Silva Nascimento, quebradeira de coco da Chapada do Sindá, em São João do Arraial, após a agenda, destacou a participação de homens e mulheres, que vivem do babaçu, nas duas audiências. “Foi importante, depois de tantos anos, o movimento ser recebido aqui na Assembleia Legislativa e nossas reivindicações serem ouvidas aqui na SDR pelos representantes do governo. Esperamos que não fique só no papel”, disse Francisca da Silva.

O secretário Francisco Limma destacou o apoio do líder do governo, deputado João de Deus, que também ajudou a viabilizar o processo da audiência na Comissão do Meio Ambiente e a participação das quebradeiras durante a sessão. “O deputado Júlio Arcoverde se comprometeu a abrir a discussão na comissão para emitir parecer sobre o projeto em andamento. As quebradeiras também manifestaram sua opinião e reivindicações no plenário da Alepi, com apoio do líder do governo, e depois na SDR para os diversos órgãos do Estado como Emater, Interpi e Seduc , quando o grupo pôde discutir todos os pontos da pauta e cobrar encaminhamentos”, destacou Limma.

As quebradeiras também participaram de audiência na SDR( Foto: Ascom SDR)O secretário acrescentou que, mesmo como deputado licenciado, faz questão de dar apoio e defender os direitos das mais de 50 mil mulheres que dependem do babaçu para sobreviver, não só pela da lei do Babaçu Livre, mas pela importância da preservação dos babaçuais e da inclusão social e produtiva deste grupo, que considera um dos mais vulneráveis do Piauí.

Também foi reforçada a proposta de reunir setores do governo e produtores para a criação de uma Câmara Técnica voltada, exclusivamente, para o extrativismo, incluindo não só o babaçu, como carnaúba, o buriti e alguns frutos nativos a fim definir uma política de apoio ao extrativismo no estado.

Fonte: Edna Maciel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: