Geral

EDUCAÇÃO

Protestos contra o bloqueio de verbas nas instituições federais são realizados hoje (9)

Os protestos acontecem em dois pontos da cidade e são em prol da educação de qualidade e pelo bloqueio de verbas

Da Redação

Quinta - 09/06/2022 às 15:35



Foto: Divulgação Manifestação contra o bloqueio orçamentário
Manifestação contra o bloqueio orçamentário

A associação de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas da Universidade Federal do Piauí (APG) se une nacionalmente com outras entidades para realizar protestos contra os bloqueios realizado pelo governo federal. Os bloqueios atingem todas as instituições federais do país. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) a redução é de R$ 15 milhões.

Além dos cortes, outra pauta das manifestações é a reposição salarial dos professores de 19,99% e por uma educação pública de qualidade. O primeiro ato aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), zona leste de Teresina e a tarde será na Praça do Fripisa no centro da cidade.

Em nota a APG informou que os cortes afetam toda sociedade. "Entendemos que tal bloqueio orçamentário lesa não apenas os que estão diretamente ligados ao funcionamento dasIES. Tais ações lesam toda a sociedade civil, a partir do momento que afasta as possibilidades reais de desenvolvimento científico, humano e tecnológico em nossa nação. Os cortes e medidas adotadas impedem a juventude de sonhar", disse.

Ainda de acordo com a associação, não é de hoje que a educação e espaços como universidades tem sido alvos de ataques por parte do governo. "Não é de hoje que assistimos as tentativas de desmonte desses importantes espaços de produção e democratização de conhecimento, que são as Universidades Federais brasileiras, por parte de setores do atual governo, verdadeiros inimigos do Brasil", informou.

Manifestação contra o bloqueio orçamentário
 

Jovem viraliza ao fazer postagem emocionante à namorada morta em acidente em Teresina

Carro sem freio capota e bate em árvore na avenida Marechal Castelo Branco

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: