Geral

CONSCIENTIZAÇÃO

Moradores vizinhos de barragens serão orientados como agir em caso de desastre

Buscando realizar um trabalho educacional e de conscientização dentro das comunidades do Piauí

Da Redação

Quinta - 22/02/2024 às 14:21



Foto: Governo do Piauí
Governo do Piauí

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) se reuniu, nesta quinta-feira (22), com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para discutir uma parceria na implantação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec´s). O objetivo é desenvolver a percepção de risco e realizar um trabalho educacional e de conscientização dentro das comunidades.

Para a coordenadora dos Nudec´s, Mariana Medeiros, a parceria com o MAB é importante para fortalecer a mobilização e conscientização das comunidades afetadas por barragens. A Secretaria das Relações Sociais (Seres) também entrará como parceira para fortalecer as formações. Os municípios de José de Freitas e Campo Maior serão os primeiros a serem contemplados com a iniciativa.

A coordenadora regional do MAB, Maria Gonçalves, ressaltou a importância da aproximação do estado e da participação social das famílias atingidas. Ela destacou o trabalho contínuo e permanente que será realizado junto às famílias, verificando os riscos, as questões emergenciais e como proceder em casos de desastres.

O diretor de Relações Sociais da Seres enfatizou a importância social e cultural do projeto, destacando a preocupação do governo do Piauí com a situação das barragens no estado. A parceria visa prevenir possíveis desastres através da expertise do MAB em conjunto com as ações da Defesa Civil.

Com o plano de trabalho em andamento, a implantação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil representa um passo importante na prevenção de desastres e na proteção das comunidades atingidas por barragens.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: