Geral

Projeto Porto Seco vai atrair mais indústrias para o Piauí

O Porto facilitará a migração de indústrias no Estado através de incentivos

Quarta - 07/09/2016 às 21:09



Foto: Porto PI O fórum de gestão industrial reuniu gestores regionais para falar sobre os caminhos da indústria no Piauí
O fórum de gestão industrial reuniu gestores regionais para falar sobre os caminhos da indústria no Piauí

Com a proposta de difundir no meio acadêmico e profissional, a importância dos pólos industriais para o desenvolvimento econômico e social das cidades, tendo como foco os cenários do Piauí e no Maranhão, aconteceu no último fim de semana na Universidade Estadual do Piauí(UESPI), o Fórum de Gestão Industrial, que reuniu gestores regionais e acadêmicos de administração.

Entre os assuntos discutidos no Fórum, foram abordados: o impacto e o incentivo à industrialização, o programa de apoio ao setor industrial do nordeste, gestão na área financeira, a importância dos incentivos bancários à indústria, o emprego e desenvolvimento na região de Timon/MA e Gestão na área pública e industrial.

Ted Wilson, presidente da Porto PI – que é a empresa responsável pelo projeto do Porto Seco no Piauí, foi um dos palestrantes do evento. Durante sua fala o gestor destacou os avanços que o Estado terá com a instalação do empreendimento no Pólo Industrial Sul, as conquistas na gestão pública e empreendedorismo.

“O Porto Seco funcionará dentro de um Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA), uma estrutura que ampliará o poder de negociação do empresariado local, aumentando consideravelmente a receita do Estado, com o fortalecimento da economia e maior visibilidade para a indústria”, pontuou Wilson.

Fórum sobre Gestão Industrial na UESPIFórum sobre Gestão Industrial na UESPIFoto: Porto PI

Ainda de acordo com o presidente da Porto PI, a instalação atrairá mais indústrias para o Estado. “Com a instalação do porto, teremos a migração de novos empreendimentos e outras indústrias pelas inúmeras facilidades que elas encontrarão aqui, já que ganharão em custos, como logística e também no alfandegamento, já que ficará fácil importar produtos necessários para o seu negócio, bem como exportar seus artigos para alcançar mercados externos”, explanou o presidente.

O evento ainda contou com a participação de representantes da Gestão Pública como Fiepi, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) que fizeram palestras junto à comunidade acadêmica. O representante da Sedet, Tiago Patrício, que é diretor da Unidade de Desenvolvimento Científico e Tecnológico detalhou o modelo   de gestão realizado pelo Estado, que por meio da secretaria, trabalha o tripé: Governo – Academia – Indústria, com a proposta de criar um ambiente favorável para que indústrias tenham um relacionamento mais efetivo com a academia.

Além de acadêmicos dos Cursos de Contabilidade, Economia, Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia da Produção de instituições privadas e públicas, o evento contou com a presença de empresários de diversos setores que tiveram oportunidade de conhecer mais sobre o desenvolvimento e o potencial do Piauí para o setor industrial.

Fonte: Assessoria Porto PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: