Geral

TRANSFORMAÇÃO

Projeto em penitenciárias do Piauí promove ressocialização de internos através da leitura

O Leitura Livre é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça do Piauí

Redação

Quarta - 18/11/2020 às 17:45



Foto: Divulgação/Governo do Piauí O Leitura Livre é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça do Piauí
O Leitura Livre é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça do Piauí

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) segue investindo na transformação da realidade dos reeducandos nas unidades penais do Piauí. Nessa terça-feira (17), internos da Penitenciária José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, em Teresina, participaram do último ciclo do Projeto Leitura Livre. O projeto é desenvolvido em penitenciárias do Piauí, com objetivo de promover a ressocialização através da leitura e educação. Com a atividade, os reeducandos ganham remição de pena.

O Leitura Livre é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça do Piauí, em parceria com Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral de Justiça do Piauí.

De acordo com a diretora de humanização e coordenadora do Leitura Livre, Dihna Miranda, esta é a primeira turma do projeto na penitenciária. “Participam 30 internos em cada etapa. Nesta etapa, eles passaram 30 dias lendo o livro e agora estão produzindo resumos, que serão corrigidos por uma comissão avaliadora e depois emitiremos um certificado”, explica.

Dihna acrescenta que o projeto também é desenvolvido na Penitenciária Feminina de Teresina, Penitenciária Irmão Guido, Cadeia Pública de Altos, Cadeia Pública de São Raimundo Nonato, Penitenciária Mista de Parnaíba, Penitenciária Regional José de Deus Barros (Picos) e Penitenciária Regional José de Arimateia Barbosa Leite (Campo Maior). “Nossa meta é expandir para todas as unidades penais do Estado. Acreditamos que o projeto é de fundamental importância para consolidar o processo de reeducação da pessoa em situação de privação de liberdade, pois a educação e a leitura abrem portas para que o reeducando possa se transformar”, finalizou.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: