Geral

CELULAR PROTEGIDO

Programa “Celular seguro” registra mais de 20 mil alertas de bloqueio

O aplicativo oferece uma solução rápida e eficaz em casos de perda, furto ou roubo de celulares.

Da Redação

Segunda - 12/02/2024 às 15:35



Foto: Divulgação Projeto Celular Seguro
Projeto Celular Seguro

O Programa Celular Seguro contabilizou mais de 20.055 mil alertas de bloqueio emitidos por usuários. Com uma base de mais de 1,4 milhão de cadastrados e 1,1 milhão de celulares registrados, desde seu lançamento em dezembro de 2023 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A plataforma, que age como um botão de emergência, permite o bloqueio imediato do aparelho, linha telefônica e aplicativos bancários em poucos cliques. O acesso ao Celular Seguro é feito via cadastro no Gov.br, com registros disponíveis tanto no site quanto nos aplicativos, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). As empresas participantes estão descritas nos termos de uso.

Não há limites para o cadastro de números, mas é necessário vinculá-los ao CPF do titular da linha para efetivar o bloqueio. Além disso, os usuários podem indicar pessoas de confiança autorizadas a realizar bloqueios em caso de emergência.

A ferramenta não oferece opção de desbloqueio. Caso o usuário recupere o telefone após emitir um alerta de perda, furto ou roubo, é necessário contatar a operadora e os bancos para solicitar o desbloqueio, seguindo os procedimentos de cada empresa.

Desenvolvido em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Celular Seguro visa reduzir roubos e furtos, desestimulando a receptação de aparelhos roubados.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: