Geral

REAJUSTE

Professores farão nova manifestação na quarta (10) para pressionar Dr. Pessoa

A paralização dos professores já dura 36 dias; a categoria reivindica o reajuste de 20,8%

Redação

Segunda - 08/04/2024 às 15:51



Foto: Divulgação/Sindserm Professores pedem reajuste salarial
Professores pedem reajuste salarial

Os professores irão realizar manifestações na frente da Prefeitura na quarta (10) e na sexta (12) para pressionar o prefeito Dr. Pessoa a conceder o reajuste de 20,8%. A Câmara Municipal de Teresina realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira (8), para discutir o reajuste no vencimento dos professores da rede municipal de ensino de Teresina, que permaneceu em 5%, após veto de Dr. Pessoa ao reajuste de 20,8% proposto pelos vereadores.

A informação foi concedida ao Piauí Hoje.Com pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM). A audiência de hoje foi convocada pelos vereadores após manifestação dos professores, que ocupavam a Câmara desde quinta-feira (4). A paralização dos professores já dura 36 dias.

Segundo Sinésio Soares, da Direção Colegiada do Sindicato, os professores vão continuar a greve até o dia 15 de abril, quando haverá nova negociação com a Prefeitura, que contará com a participação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

"A continuidade da greve se dá por uma garantia que nós temos de não haver nenhuma vedação eleitoral para que o reajuste que já está previsto desde o dia 1º de janeiro, porque é uma Lei Federal. Então não há uma vedação do ponto de vista da Justiça Eleitoral em conceder o reajuste, inclusive até as vésperas da eleição. Não se trata, por exemplo, de uma revisão geral anual de salários que não pode ser superior à avaliação da inflação. Estamos tratando de um reajuste que está previsto em uma Lei Federal, que inclusive foi descumprida pela Prefeitura e isso foi atestado pelo Tribunal de Contas do Estado", afirma Sinésio Soares.

O representante do Sindicato disse esperar que tenha sido verdadeira a disponibilidade e a disposição para negociar, que foi demonstrada pelo representante da Prefeitura hoje na audiência pública.

Na quinta-feira (4), os vereadores mantiveram o veto de Dr. Pessoa, por 12 votos a 9, ao projeto que instituía um reajuste de 20,8% no salário dos professores da rede de ensino municipal. Assim, permanece o valor de 5% proposto por Dr. Pessoa, retroativo ao mês de janeiro. A Prefeitura de Teresina afirma que a emenda do reajuste de 20,8% é inconstitucional.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: