Geral

PAUTA NACIONAL

Professores do IFPI iniciam greve por tempo indeterminado

Em pauta nacional unificada, os docentes reivindicam o reajuste salarial de 22,71%

Da Redação

Segunda - 15/04/2024 às 09:52



Foto: Divulgação IFPI Centro
IFPI Centro

Iniciou nesta segunda-feira (15) a greve dos professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Em todo o país, docentes de várias universidades e institutos federais aderiram ao movimento liderado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

Em pauta nacional unificada, os docentes reivindicam o reajuste de 22,71%, dividido em três parcelas iguais de 7,06% em 2024, 2025 e 2026. Já o governo federal propõe reajuste zero este ano, e dois reajustes de 4,5% em 2025 e 2026.

Os professores do IFPI decidiram pelo movimento grevista durante uma Assembleia Geral. O Sindicato dos Docentes da instituição (SINDIFPI) informou que já solicitou à Reitoria a suspensão dos calendários acadêmicos dos campi. O SINDIFPI alega que o Governo tem se negado a reconhecer as reivindicações da categoria e insistindo na precarização das instituições de ensino federais.

O Ministério da Educação (MEC) informou que suas equipes têm participado ativamente das negociações, incluindo a mesa nacional de negociação, as mesas específicas de técnicos e docentes estabelecidas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a mesa setorial que trata das condições de trabalho.

“O MEC está dedicado a buscar alternativas para valorizar os servidores da educação, mantendo um diálogo aberto e respeitoso com as categorias. No ano passado, o governo federal concedeu um reajuste de 9% para todos os servidores”, diz a nota do Ministério da Educação.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: