Geral

SINTE-PI

Professores da rede estadual iniciam greve hoje (14)

O Sinte informou que vem buscando negociação junto ao governo estadual desde novembro do ano passado

Alinny Maria

Sexta - 14/06/2019 às 08:39



Foto: Sinte-PI Ato dos trabalhadores em Educação no centro de Teresina
Ato dos trabalhadores em Educação no centro de Teresina

Professores da rede pública estadual deflagraram greve por tempo indeterminado nesta sexta-feira (14) em todo o Piauí. A data coincide com a greve geral contra a Reforma da Previdência que ocorre em todo o país. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-PI),  a categoria reivindica o reajuste para ativos e inativos, mudanças de classe e de nível, deferimento de aposentadorias e o reenquadramento dos técnicos e é contra a ADPF nº 573, do governo do Estado.

O Sinte informou que vem buscando negociação junto ao governo estadual desde novembro do ano passado, mas até o momento não houve acordo. Em abril deste ano, o secretário de Governo, Osmar Júnior, recebeu representantes do sindicato para apresentar uma proposta do governo com o reajuste de 4,17% para professores e funcionários ativos a partir de 1º de junho e o mesmo percentual de aumento para aposentados e pensionistas em setembro, caso o governo saia do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal  (LRF). A categoria ficou descontente com a proposta, pois busca reajuste para todos os trabalhadores em educação, ativos e aposentados.

Nesta sexta-feira, a partir das 8h, a categoria faz a primeira manifestação ao lado do Palácio de Karnak. De lá, os professores seguirão para se reunirem junto às demais categorias na Greve Geral.


Assista ao vídeo em que a presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, convoca a categoria para a greve:


Fonte: Sinte-Pi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: