Geral

DIA DO PROFESSOR

Professora faz mural em casa com cartinhas de alunos: "Dá uma força a mais"

A professora ministra aula para crianças de 10 e 11 anos na rede pública de Teresina

Alinny Maria

Domingo - 15/10/2023 às 14:30



Foto: Arquivo pessoal Mural de cartinhas na casa da professora Sislanne
Mural de cartinhas na casa da professora Sislanne

Teresina (PI) - A professora da rede municipal de Educação de Teresina, Sislanne Felsan, reservou um local em seu quarto para um mural cheio de afeto. Ela coleciona cartinhas e desenhos de seus alunos, que têm entre 10 e 11 anos, e são da Escola Municipal Parque Itararé, na zona Sudeste de Teresina.

São apenas seis anos de profissão, mas a professora já guarda muita história para relembrar. Ela conta que apesar dos desafios da profissão, do cansaço diário, é gratificante receber o carinho das crianças

"É uma sensação mágica. Eu sinto que estou no caminho certo mesmo com todos os desafios. As vezes é tão cansativo e receber uma cartinha, perceber o carinho deles, que é tão puro e genuíno, é confortante. Dá uma força a mais e nos faz querer ser melhores para eles", relata Sislanne.

A professora ainda que muitos de seus alunos são carentes de afeto e que as vezes não recebem carinho em casa. Já outros são mais reservados. Para Sislanne é necessário que haja afetividade na educação. 

"Não estamos ali só para repassar conteúdos, cobrar resultados... Até porque ali temos um ser em formação em variados aspectos, não só cognitivos. Vejo que essas trocas ajudam a criar um clima de maior envolvimento dentro do ambiente escolar", afirma.

 Sislanne Felsan / Foto: Arquivo pessoal

MÃE FOI A GRADE INSPIRADORA 

Filha de professora, Silanne Felsan se inspirou na própria mãe para a escolha da profissão. Ela se diz bastante satisfeita com a profissão.

"Desde muito criança já convivo com as práticas educativas. Venho de um lar com mãe professora, então já nos meus primeiros anos acompanhava ela e a observava em sala de aula. Acredito que fui me encantando com o passar dos anos. Depois já adolescente a ajudava em algumas atividades e auxiliava as crianças no reforço em casa", explica.

Sislanne Felsan é professora polivalente e tem duas turmas do 5º ano, sendo uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. Para ela é preciso conversar bastante com seus alunos para manter o foco, pois nesta idade que estão entrando na pré-adolescência, há muitos estímulos externos. 

Apaixonada pelo o que faz, Sislanne até considera trocar de profissão, mas desde que seja algo na área da educação.  Por fim, a professora sonha com melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais da área de educação, principalmente na rede pública. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: