Geral

CAMPANHA

Família pede ajuda para professor que caiu e precisa de cirurgia em Teresina

O professor Lima está desde outubro do ano passado sem caminhar

Alinny Maria

Quarta - 15/02/2023 às 12:24



Foto: Divulgação Professor de geografia precisa de ajuda para realizar cirurgia
Professor de geografia precisa de ajuda para realizar cirurgia

O professor de geografia Francisco Antônio Soares Lima, conhecido como Tio Lima, de 68 anos, precisa urgente de uma cirurgia na pelve (bacia). Ele sofreu uma queda em outubro do ano passado e desde então está sem caminhar e sentindo fortes dores.

O professor é bastante conhecido no bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, e ministra aula para alunos do Ensino Fundamental e Médio em uma escola particular no bairro. O Piauíhoje.com conversou com a esposa do professor Lima, Santana Abreu, que relatou como tudo aconteceu. 

"No dia 25 de outubro teve uma chuva e molhou o chão, foi quando ele caiu. Ele não conseguia levantar do chão e foi socorrido por funcionários da escola, sendo levado à UPA do Promorar. Lá ele dizia que estava sentindo muita dor e a médica passou Raio X da bacia e clavícula, dizendo que não tinha quebrado nada e mandou para casa. No entanto, se passaram alguns dias e ele só reclamando de dor. Foi em um médico particular, que disse também que não tinha quebrado nada", relata a esposa do professor.

Lima e a esposa Santana
Na consulta com o médico particular, foi feito exame de ultrassom e também não apontou nada. O médico passou medicação para dor e sessões de fisioterapia, mas o professor Lima não apresentava nenhuma melhora. 

"Ele já estava na 12ª sessão de fisioterapia e nada de melhorar. Resolveu procurar outro médico particular e logo o médico disse que não estava certo aquilo, de ver meu marido naquela situação após uma queda, sem caminhar depois de quase dois meses. O médico pediu novos exames e constatou que ele estava com a clavícula quebrada em dois lugares e com os ossos da bacia todos dilacerados, tudo triturado mesmo. O médico disse que era caso de cirurgia e urgente", explicou Santana.

Sem plano de saúde, a família não tem condições financeiras para arcar com o valor da cirurgia particular, que está custando R$ 18.500. O procedimento já foi protocolado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas o professor continua na fila de espera e não há previsão de quando a cirurgia será realizada pela rede pública de saúde. 

A família, colegas do trabalho e amigos iniciaram uma campanha nas redes sociais para conseguir o valor e custear o procedimento. Para ajudar, basta realizar uma transferência de qualquer valor via PIX. 

A chave PIX é CPF: 078.306.533-72 (Francisco Antônio Soares Lima).

Atualmente, o professor que tem quatro filhos está fazendo uso de cadeira de rodas, pois não consegue se locomover devido as dores.

"O médico disse que ele nem pode colocar o pé no chão. Ele fica em pé para tomar banho, mas é todo tempo na cadeira de rodas ou deitado na cama. Já tem quase dois meses que demos entrada no SUS, mas tem muita gente na frente dele. Quanto mais demora, mais grave vai ficando o caso dele. Com fé em Deus vamos conseguir levantar esse dinheiro para ele fazer a cirurgia", concluiu Santana Abreu. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: