Geral

Presos fica, sozinhos à noite em delegacia do interior do Piauí

jaicos delegacia sozinhos presos

Terça - 18/10/2011 às 12:10



 A fuga de um detento da Delegacia de Polícia da cidade de Jaicós, ocorrida na madrugada de ontem  17, reabre uma discussão em torno das condições de funcionalidade da Delegacia.

São várias e graves as deficiências. Dentre outras, a precariedade da estrutura da Delegacia, a permanência, sob determinação judicial, de presos condenados pela Justiça e a falta de servidores. A Delegacia dispõe atualmente de apenas um delegado e um agente da Polícia Civil. No momento da fuga, nenhum servidor do Estado estava de plantão.

Recentemente, o delegado encaminhou ofícios ao juiz da Comarca de Jaicós e ao Ministério Público, informando-os sobre a problemática e solicitando a transferência dos mesmos para o presídio. Tal pedido também foi encaminhado pelo Ministério Público ao Poder Judiciário no mês de setembro.

O delegado Madson relatou que essa vulnerabilidade de fuga de detentos da Delegacia, por conta da falta de estrutura física e humana para custodiar esses presos, já foi comunicado ao Poder Judiciário, ao Ministério Público e ao delegado geral da PC.

“A quantidade é muito grande. São cerca de 20 detentos e a Delegacia não dispõe de servidores suficientes para custodiar”, frisa Madson. Destes, seis já foram sentenciados a penas de reclusão por homicídios e outros crimes, e por uma determinação judicial cumprem na cadeia da Delegacia de Jaicós, e não no presídio, que seria o local adequado. Conforme Art. 102 da Lei de Execução Penal, a cadeia pública é destinada ao recolhimento de presos provisórios.

No turno da noite, o problema é mais grave ainda. Por deficiência de servidores na Delegacia, os dententos da Delegacia de Jaicós ficam praticamente sozinhos, o que, segundo o delegado, teria facilitado a fuga do detento.

Madson reconhece queesses detentos podem reinscidir a prática cometida por José Antônio de Sousa, vulgo “Pelado” ou “Toin de Mercês de Chuchú”, de 22 anos, que estava preso há apenas 11 dias, e empreendeu fuga no turno da noite, quando a segurança é da Delegacia é feita apenas por Policiais Militares nas rondas noturnas ostensivas.

O delegado relatou outras deficiências encontradas, desde que assumiu a função de delegado em Jaicós. Segundo ele, a Delegacia só dispunha de um computador e uma impressora em péssimas condições. “A grande deificência é com relação aos servidores”, salientou o delegado.
Diligências
Desde esta manhã, diligências estão sendo realizadas com o objetivo de recapturar “Toin”. A polícia investiga a possível participação do fugitivo no furto de uma moto, ocorrido nesta madrugada, em Jaicós. “A ocorrência foi registrada na Delegacia e nós levantamos a suspeita que o veículo possa ter sido utilizado pelo dentento na fuga”, disse Madson.

Fonte: cidadesnanet

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: