Geral

BARRO DURO

Picada de maribondo mata técnico em enfermagem no interior do Piauí

Sebastião sofreu um quadro alérgico e não resistiu. Ele foi picado pelo inseto na frente da UBS onde trabalhava

Alinny Maria

Sexta - 06/03/2020 às 11:51



Foto: Arquivo pessoal Sebastião Alves dos Santos
Sebastião Alves dos Santos

A morte do técnico em enfermagem Sebastião Alves dos Santos, de 38 anos, chocou a cidade de Barro Duro, a 98 km de Teresina, nessa quinta-feira (05). Sebastião foi picado por um maribondo na manhã de ontem na frente de uma Unidade de Pronto Atendimento (UBS), situada ao lado do hospital da cidade. 

A Prefeitura de Barro Duro emitiu uma nota à imprensa para esclarecer a morte do funcionário da UBS, pois circulou nas redes sociais que o município não tinha suporte para atender o paciente. Segundo a prefeitura, Sebastião chegou ao local de trabalho e estacionou sua motocicleta, momento em que foi picado pelo maribondo. Imediatamente, ele  foi levado para o setor de urgência da UBS e atendido passou pelos procedimentos necessários. Sebastião se queixava de mal estar e falta de ar. O técnico em enfermagem apresentou um quadro alérgico.

"O paciente deu entrada no serviço de saúde encaminhado de urgência pela UBS municipal, por volta das 8h da manhã, de quinta-feira (05/03/20), com queixa principal de mal estar e falta de ar, após picada de maribondo. Seu quadro era de insuficiência respiratória aguda grave, ruim estado geral, Glasgow= 05, sem pulso ou resposta do oxímetro digital, pressão arterial inaudível ao esfigmomanômetro. Foram realizadas medicações conforme a necessidade clínica do paciente, além de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (massagem cardíaca e oxigênio). Durante as condutas, a equipe médica observou um edema de glote total e decidiu pela realização de uma traqueostomia/cricotireoidostomia de urgência e oxigênio. Sem melhora, o paciente infelizmente veio a óbito", diz trecho da nota.

Por fim, a Prefeitura de Barro Duro disse ainda que foram realizados todos os procedimentos possíveis e que a Unidade de Saúde disponibilizava de todas as medicações, aparelhos e profissionais necessários para o pronto-atendimento.

A Prefeitura de Barro Duro divulgou também uma nota de pesar pela morte de Sebastião. Confira:

Nota:

"Em nome da Prefeitura Municipal de Barro Duro, o prefeito Deusdete Lopes e a primeira-dama Carmen Lúcia, se solidarizam com a família e amigos pelo falecimento do técnico em Enfermagem, Sebastião Alves Dos Santos, de 38 anos, ocorrido nesta manhã (05).

Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecemos a dedicação e trabalho prestados ao Município. Em face dessa prematura perda, a gestão, informa que a Unidade Básica de Saúde de Barro Duro, não abrirá na data de hoje (05/03), e de amanhã (06/03)". 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: