Geral

PANDEMIA

Piauí chega a 51 casos confirmados de Coronavírus neste domingo (12) de páscoa

Sesapi confirmou quatro novos casos neste domingo (12), sendo três em Teresina e um em Piracuruca

Valciãn Calixto

Domingo - 12/04/2020 às 19:09



Foto: Shutterstock Coronavírus
Coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o boletim de Covid-19 deste domingo (12) traz quatro novos casos confirmados no estado. São três pessoas de Teresina, sendo duas mulheres, com idades de 53 e 54 anos, e um homem de 66 anos. O quarto caso é do município de Piracuruca, onde uma mulher de 29 anos testou positivo para o coronavírus.

Com isso, Teresina hoje possui oficialmente 42 infectados com o coronavírus. Os demais casos confirmados são três em São José do Divino, um em Parnaíba, um em Campo Maior e quatro em Piracuruca. O número de mortes causadas pela doença permanece em sete, sendo cinco na capital, uma em Parnaíba e outra em São José do Divino. 1.068 piauienses testaram negativo para o novo vírus.

O prefeito Firmino Filho afirmou esta semana que é ingenuidade crer que a capital tenha apenas o número de casos confirmados pelo boletim da Sesapi. De acordo com o gestor, há subnotificação dos casos devido a pouca testagem realizada.

Ontem (12) o prefeito entrevistou o professor Jefferson Leite, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em uma live transmitida pelo Instagram. Durante a conversa, o matemática revelou estudo da UFPI no qual calcula que Teresina já possua cerca de 400 casos confirmados. A estatística foi levantada com base nos números de países com grande porcentagem de infectados, na realidade de estados vizinhos ao Piauí como Maranhão e Ceará e no comportamento da população.

"Baseado nessa estimativa temos uma data para o pico da doença. A média de comportamento nos fez ter uma previsão de que a nossa janela de pico deva estar por volta do dia 13 ao dia 20 de maio", afirmou o professor.

Ainda ontem o índice de isolamento social em Teresina voltou a cair e chegou a apenas 55%, entretanto, o índice deste sábado foi mais alto que o resto da semana, que ficou entre 50% e 52% nos outros dias úteis. Os dados continuam bem abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus, que é de 73%.

Na sexta-feira (10), o Piauí ficou em primeiro lugar entre os Estados brasileiros com maior percentual de isolamento.

SUGESTÃO DE NOTÍCIAS

Matemático revelar que Teresina pode ter 400 casos confirmados de Covid-19

Índice de isolamento social cai para 55% neste sábado em Teresina

Conselho de Medicina permite uso de cloroquina para tratar piauienses com Covid

Veja quanto cada cidade receberá do Governo Federal para combater o Covid-19 no Piauí

Prefeitura quer antecipar feriados municipais para ajudar no isolamento

Em novo decreto, supermercados vão funcionar das 09 às 20 horas em Teresina



Como se proteger do coronavírus?
Lavar as mãos frequentemente por 20 segundos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel;
Cobrir o nariz e a boca com um lenço ou o cotovelo ao tossir e espirrar;
Evitar contato próximo (um metro de distância) com pessoas que não estejam bem;
Ficar em casa e se isolar das outras pessoas que moram com você caso apresente os sintomas da doença.

Quais são os sintomas do COVID-19?
Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia, perda do olfato e paladar. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não desenvolvem sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas que recebe COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

Quem é do grupo de risco?
Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) parecem desenvolver doenças graves com mais frequência do que outros.

O que é coronavírus?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19.

O que é o COVID-19?
COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberto mais recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: