Geral

COMUNICAÇÃO

Palestra sobre Fake News será promovida pela OAB-PI hoje (4)

O evento busca discutir fomentar a discussão sobre como as notícias falsas podem afetar a sociedade como um todo.

Da Redação

Quinta - 04/04/2024 às 09:23



Foto: Divulgação/OAB-PI OAB-PI promove palestra sobre Fake News hoje (04)
OAB-PI promove palestra sobre Fake News hoje (04)

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promove nesta quinta-feira (4°), a palestra “Fake News, Liberdade de Expressão e Regulação do Espaço Cibernético”, no auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI), às 17h.

Segundo a OAB-PI, a palestra é gratuita e tem como público-alvo profissionais da comunicação piauiense. O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão, Pedro Rodrigues, responsável pela organização do evento, afirmou que na ocasião será debatido sobre o projeto de lei que tramita no congresso nacional sobre Fake News.

"Os temas são bastante atuais para o momento, a gente vê que as Fake News causam problemas em todos os lugares do mundo. Vemos as guerras acontecendo, as mais recentes, que são  Palestina com o Hamas e Israel, a Rússia e Ucrânia. No caso da Rússia por exemplo, que já vem invadindo a região da Crimeia há 10 anos e o próprio presidente da Rússia vem negando esses constantes ataques e cometendo diversas fake news, mas por conta do jornalismo objetivo, de dar informação, que está lá na ponta mostrando, imprimindo, investigando, filmando e mostrando para o mundo a realidade, nós temos poucas dúvidas do que acontece, apesar das informações, grande parte delas, virem deturpadas por essas pessoas que se utilizam de Fake News", disse.

De acordo com a Ordem dos Advogados, a Palestra será conduzida pelo Professor e Juiz de Direito Paulo Brasil Menezes, que escreveu o livro “Fake News, liberdade de expressão e regulação do espaço cibernético”. O autor afirmou que combater as notícias falsas é essencial para a manutenção e fortalecimento da democracia.

"Combater as fakes news seria uma função ideal para a democracia brasileira, porque o combate as Fakes News promove uma democracia consolidada, mais forte, madura. A participação social ocorra de um melhor forma, a maneira que a sociedade olha para os poderes constituídos acaba sendo uma modalidade mais construtiva de procura de soluções e não somente de apontar críticas ao poder público", falou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: