Geral

CONQUISTA

Oriundo de escola pública, ex-padeiro é aprovado em Medicina na UFPI

O jovem de 19 anos chegava a estudar 14 horas por dia para conquistar a tão sonhada aprovação

Da Redação

Quarta - 31/01/2024 às 14:16



Foto: Divulgação Carlos Eduardo Ramos Silva
Carlos Eduardo Ramos Silva

O ex-padeiro Carlos Eduardo Ramos Silva, de 19 anos, foi aprovado no curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Natural da cidade de Vila Nova do Piauí, o jovem estudava em casa e sempre quis ser médico para realizar o sonho de sua mãe. 

Carlos Eduardo sempre estudou em escola pública. Aos 10 anos de idade o pai faleceu e sua mãe, Maria Josina Ramos, passou a cuidar sozinha de Carlos Eduardo e mais três filhas.

Carlos Eduardo e a mãe Maria Josina Ramos / Foto: Cidades na Net

A primeira vez que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Carlos Eduardo zerou a redação e não pôde concorrer a uma vaga na universidade. Ele não não tinha concluído ainda a primeira série do ensino médio devido a pandemia de Covid-19 e dividia o tempo entre os estudos e trabalhando como padeiro.

 No ano seguinte, o jovem conseguiu uma vaga para estudar no Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Picos. Ele abriu mão do lazer e focou nos estudos em casa. Durantes as férias, Carlos Eduardo estudava uma média de 14 horas por dia. Já durante o período das aulas, ele estudava oito horas diariamente.

 “Foi uma conquista que batalhei muito para alcançar. Durante todo o ano em que estive estudando, esse sonho estava sempre presente em minha mente. Ver meu nome na lista de selecionados foi um momento de muita emoção. Estava com minha namorada na hora e, imediatamente, fui até minha mãe. Nos abraçamos e as lágrimas foram inevitáveis. Foi a confirmação de que nenhum sonho é grande demais, nenhum objetivo é impossível quando nos dedicamos intensamente. A fé, a determinação e a perseverança nos levam além do que imaginamos. Como dizia o Charlie Brown, o impossível muitas vezes é apenas uma questão de opinião”, disse o jovem em entrevista ao Cidadesnanet.com.

Para ingressar na UFPI, o jovem conquistou uma média de 796,3 pontos no Enem. Além da aprovação em Medicina, Carlos Eduardo também foi aprovado em segundo lugar no curso de psicologia na Universidade de São Paulo (USP), uma das universidades mais concorridas do país.

As irmãs de Carlos Eduardo são formadas em pedagogia, em filosofia e a terceira está concluindo o curso de nutrição.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: