Geral

Operários da construção civil sofrem descarga elétrica em obra

operario queda lyons acidente

Quarta - 21/12/2011 às 16:12



 Três operários sofreram uma descarga elétrica de 13.800 volts quando trabalhavam em uma obra do Lions Clube, no bairro Marquês, zona Norte de Teresina. Eles deslocavam um andaime de ferro que seria utilizado para a pintura do prédio, quando a estrutura tocou a rede de energia elétrica da Eletrobras.

Os trabalhadores tiveram queimaduras nos pés e braços e foram levados conscientes para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Segundo os profissionais do Samu, que atuaram nos primeiros socorros, o estado de saúde das vítimas é estável, mas inspira cuidados.

O engenheiro Edilson Uchôa, do setor de Segurança do Trabalho da Eletrobras, explica que acidentes como esse podem causar sérios problemas aos trabalhadores. A corrente elétrica percorre o corpo, provocando queimaduras internas. “Alguns órgãos podem inclusive ‘estourar’”, explica.

É praxe, em obras como a do Lions Clube, a empresa responsável solicitar o isolamento da rede de alta tensão. As mantas de proteção são instaladas pela Eletrobras. No caso em questão, os fios estavam desprotegidos.

O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil denuncia que alguns operários trabalhavam sem os equipamentos básicos de proteção individual. Leonel Leão, sócio do Lions, nega. De acordo com ele, os trabalhadores contam com os equipamentos básicos de segurança, como botas e capacetes.

Entretanto, bonés e chinelas que os operários utilizavam no momento do acidente ficaram abandonados no local, comprovando o que informou o sindicato.

Três engenheiros respondem pela obra do Lions Clube. A entidade não revelou os nomes dos operários nem da empresa contratante dos trabalhadores.

Sócios do Lions acompanham as vítimas no HUT.

Fonte: portalaz

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: