Geral

DADOS PREOCUPANTES

Número de queimadas no Piauí dobrou em relação ao mesmo período do ano passado

Raramente os incêndios acontecem de forma natural

Bruna Raryana / Estagiária sob supervisão

Quinta - 20/07/2023 às 19:14



Foto: Divulgação Queimadas
Queimadas

Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, só no ano de 2023, já foram registradas 60 ocorrências de incêndios florestais no estado. O número é o dobro comparado ao mesmo período do ano passado, em que o total de registros foi de 29 ocorrências.

A tenente-coronel Najra Nunes, explica que grande parte das queimadas tem início por meio da ação humana. Raramente os incêndios acontecem de forma natural. “O ser humano precisa ter consciência dos riscos das queimadas. Quanto mais se queima. aumenta a temperatura ambiental, propiciando a cada ano mais   incêndios”, enfatiza.

Tenente-coronel Najra Nunes | Foto: Reprodução

A tenente coronel explica a importância da conscientização para que seja reduzido o acúmulo de lixo em terrenos baldios e a forma correta de realizar a limpeza de terrenos para o plantio, que devem ser feitos de forma segura. “Se as chamas saírem do controle, deve-se ligar imediatamente para o 193. Para que as equipes de plantão possam a se deslocar o mais rápido possível para conter o fogo”, finaliza.

Climatologista da SEMAR, Sara Cardoso | Foto: Reprodução

A climatologista da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí ( SEMAR), Sara Cardoso, explica que os níveis de umidade relativa do ar estão muito inferiores ao esperado. Chegando a ficar abaixo de 15% nas mesorregiões sudoeste e sudeste do estado. Segundo ela, essas condições atmosféricas contribuem para o início de incêndios florestais. “Além disso, estamos no período ventoso do ano que corrobora para o aumento dos riscos de incêndios de grandes proporções”, completa.

Cristiano Silva | Foto: Reprodução

O campomaiorense Cristiano Silva contou ao Piauí Hoje que as queimadas acontecem com frequência no bairro em que reside. “A queima do lixo é um dos maiores motivos. Quase todos os dias se tem um foco de queimada aqui”, afirma Cristiano Silva, que compartilhou um vídeo conosco em que denúncia uma das queimadas. Ele comenta que a fumaça gerada pelas queimadas prejudica, principalmente, seus avós, que são idosos, alguns vizinhos que possuem problemas respiratórios e crianças. Ele também se preocupa com o fato de que o fogo, por ser próximo das casas, pode se alastrar para as residências, causando acidentes e até prejuízos.

“Há um tempo atrás, aqui na minha cidade, houve um grande incêndio na serra. O fogo se aproximou muito das casas aqui do bairro Paulo VI e tivemos que tentar conter manualmente, usando baldes e mangueiras, por medo de atingir nossas casas”, relembra.

OS MESES MAIS QUENTES

Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são conhecidos como B R O - bró no Piauí. Estes meses são naturalmente mais quentes pois sucedem o período chuvoso. As chuvas costumam cessar no mês de de junho, iniciando o inverno no hemisfério sul, fazendo com que as massas de ar seco fiquem estacionadas no território nordestino.

As massas de ar seco são rebaixadas e a umidade relativa do ar é drasticamente diminuída. Como consequência, temos dias mais quentes aqui no Piauí acelerando assim a secagem da vegetação e intensificando os riscos de incêndio.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: