Geral

LINHAS DE CUIDADO

Novo programa quer reduzir o número de mortes por acidentes no Piauí

O objetivo é ampliar e qualificar o acesso humanizado e a atenção integral ao paciente politraumatizado

Da Redação

Segunda - 16/10/2023 às 15:59



Foto: Acidente de trânsito na Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina
Acidente de trânsito na Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina

Já está em fase de estudo para a implantação do novo programa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Rede de Urgências e Emergências (RUE), para Linhas de Cuidado ao Trauma, ação que busca reduzir a morbimortalidade em decorrência de acidentes.

O intuito é ampliar e qualificar o acesso humanizado e a atenção integral ao paciente politraumatizado, além de implantar e desenvolver ações de vigilância, prevenção e promoção de saúde para garantir o acesso com qualidade a esses serviços, reduzindo a morbimortalidade pelo trauma no Piauí.

“Diante dos dados epidemiológicos do Piauí, pode-se perceber o impacto dos acidentes, principalmente de trânsito envolvendo motocicletas, nas demandas dos serviços de saúde. E atentos a essa questão estamos estruturando a linha de cuidado ao paciente politraumatizado, que vai desde a prevenção à reabilitação”, explica o superintendente de Gestão da Sesapi, Jônatas Melo.

O programa visa implementar ações voltadas à vigilância e prevenção do trauma por meio de incentivo para implantação de núcleos de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (PVPS) e projetos de prevenção relacionados ao trauma. Outra estratégia é a descentralização dos serviços de cirurgias ortopédicas e a habilitação de Centros de Trauma, para realização do atendimento hierarquizado e referenciado.

“Estamos ampliando o acesso regulado dos pacientes vítimas de trauma aos cuidados qualificados em todos os pontos de atenção da rede, especialmente em ambiente hospitalar adequado para a complexidade exigida”, finalizou o superintendente.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: