Geral

No dia da Parada Gay em SP, Teresina é lanterna no ranking gay das cap

gays the levantamento poucos

Domingo - 26/06/2011 às 21:06



No dia que acontece a Parada Gay em São Paulo, a maior do país, uma contradição com Teresina, que também possui a sua parada: A capital piauiense tem a menor concentração de gays do Brasil. Pelo menos é o que apontam os dados do Censo Demográfico de 2010 - o primeiro da história a perguntar sobre a opção sexual. Teresina tem a menor concentração de gays entre as capitais com apenas 147 chefes de famílias que declararam viver com um cônjuge do mesmo sexo.

O número em Teresina representa quase 0,02% dos seus pouco mais de 800 mil habitantes, seis vezes a menos que o registrado em Florianópolis (SC), que é a capital do país com a maior concentração de casais gays declarados ao IBGE: 416. A capital piauiense ainda concentra quase a metade dos chefes de famílias que declararam viver com um cônjuge do mesmo sexo no Estado, já que o IBGE verificou exatas 312 famílias no Piauí nesta condição.

No total, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encontrou 60 mil brasileiros que declararam viver com alguém do mesmo sexo. Especialistas e militantes de movimentos gays afirmam que, provavelmente, o número de homossexuais é muito maior. Além dos dados contemplarem apenas os casais que moram sob o mesmo teto, há a questão da subdeclaração. No Piauí, segundo o Censo, são 624 pessoas que declararam ser homossexual.

A reportagem do Portal AZ não conseguiu localizar ninguém do Grupo Matizes, entidade que maior representa as causas GLTB, para comentar os números. Entretanto, a 10ª Parada da Diversidade está marcada para acontecer no dia 28 de agosto, nas ruas e avenidas de Teresina. Ano passado, a Polícia Militar calculou mais de 50 mil pessoas acompanhando o evento. Número bem distante dos quase 2 milhões em São Paulo, na parada Gay.

O ranking das grandes cidades também mostra a diferença da concentração de homossexuais nas cinco regiões brasileiras. Dos 10 municípios com mais gays e lésbicas, oito são das regiões Sul e Sudeste - apenas Marituba (PA) e Parnamirim (PE) são as exceções. Na outra ponta da lista, estão cinco cidades do Norte e do Nordeste - em Cametá (PA), apenas 2 dos seus 120 mil habitantes se declararam ao Censo. Entre os Estados, de maneira geral, apenas Rio Grande do Norte e Ceará estão nos dez mais. Já entre os que registraram menos homossexuais, o único das Regiões Sul e Sudeste é Minas.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: