Geral

DENÚNCIA

Mulher morre após cirurgia plástica em Teresina e filha acusa cirurgião de erro médico

O cirurgião plástico Carlos Tajra usou as redes sociais para se pronunciar sobre o caso

Alinny Maria

Quinta - 30/09/2021 às 12:30



Foto: Montagem/Piauí Hoje Mulher morre após cirurgia plástica e cirurgião se pronuncia
Mulher morre após cirurgia plástica e cirurgião se pronuncia

Uma mulher identificada como Benedita Mesquita, 38 anos, morreu após passar por uma cirurgia plástica chamada lipoaspiração em Teresina. A cirurgia ocorreu no dia 09 de setembro e Benedita teve uma complicação, ficando internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular. No dia 24 de setembro ela não resistiu e faleceu.

A filha de Benedita, Brysa Silva, vem utilizando as redes sociais em busca de justiça pela sua mãe. Ela afirma que sua mãe foi vítima de erro médico e acusa o cirurgião plástico Carlos Tajra de ter realizado um procedimento sem o consentimento da paciente.

De acordo com Brysa Silva, sua mãe autorizou a realização da cirurgia de lipoaspiração, no entanto o médico realizou lipoescultura.  "A lipoescultra é quando você tira aquela gordura localizada da barriga e pode utilizar para fazer preenchimento em qualquer parte do seu corpo para reutilizar aquela gordura. Já a lipoaspiração é a gordura que você tira e ela não é reutilizada, ela é descartada", explicou a jovem.

Brysa ressalta que o cirurgião aplicou a gordura no glúteo de sua mãe sem autorização e Benedita passou sentir fortes dores na região glúteo, chegando ao ponto de não conseguir sentar.

 Após grande repercussão nas redes sociais, o cirurgião Carlos Tajra divulgou uma nota de esclarecimento informando que a  paciente adquiriu uma bactéria (Escherichia coli), com perfil não hospitalar e que evoluiu de forma grave com sepse generalizada.

Ele disse ainda que Benedita o procurou em julho de 2021 para agendar a cirurgia. “Desde o período pós-operatório e internação em UTI, a paciente teve toda a assistência necessária, com todo o aparato mais moderno disponível, bem como acompanhamento diário realizado por mim e pela equipe médica do hospital onde estava internada. Mesmo assim, infelizmente, evoluiu para óbito”, disse o médico em nota.

O médico afirmou que acertou com Benedita Mesquita a realização de lipoescultura. "Na consulta, em comum acordo, acertamos a realização de lipoescultura de corpo inteiro, além de enxertia de gordura em região sacra e glúteo superior para refinamento de cirurgia prévia", disse Carlos Tjara. 

No entanto, Brysa Silva nega que o médico tenha prestado assistência. "Cadê a equipe que você disse que colocou para cuidar da minha mãe? A equipe do próprio hospital? E você me perguntando se minha mãe deu febre. Eu sou médica? Por que você perguntava para mim o boletim da minha mãe? Por que você não ia ao hospital saber como estava a minha mãe?", questiona Brysa Silva.

Veja a nota do cirurgião plástico:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: