Geral

Combinados

Deltan Dallagnol será investigado pelo Conselho Nacional do Ministério Público

Conselheiros do MPF protocolaram hoje (10) pedido de abertura de sindicância

Sexta - 07/06/2019 às 14:36



Foto: PRF Bombeiros são acionados para socorrer motorista na BR-316
Bombeiros são acionados para socorrer motorista na BR-316

O procurador Deltan Dallagnol e outros membros do MPF que participaram de conversas vazadas pelo The Intercept Brasil serão investigados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Nesta segunda-feira (10), quatro conselheiros do MPF protocolaram um pedido formal de sindicância junto ao CNMP para apurar as denúncias de "combinação" de resultado.


“Em primeiro lugar, precisamos verificar se o conteúdo [das mensagens divulgadas] é verdadeiro. Caso isso se confirme, o CNMP não pode deixar de examinar o assunto”, defendeu o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello à Folha de S. Paulo.


Dallagnol trocou mensagens com o ex-juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba, e deflagrando uma cooperação entre a parte acusatória e a parte julgadora, o que é vedado pela Constituição Brasileira. Tanto Moro quanto o MPF negaram ilicitude, mas não desmentiram o conteúdo das gravações das conversas sobre a denuncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de Dellagnol, outros procuradores aparecem buscando soluções para impedir entrevista de Lula à Folha, por temerem vitória eleitoral de Fernando Haddad nas eleições de 2018.

Além de Bandeira de Mello, assinam a petição para que o CNMP abra uma investigação sobre o conteúdo dos vazamentos os conselheiros Gustavo Rocha, Ercik Venâncio Lima do Nascimento e Leonardo Accioly da Silva. A corregedoria do órgão deve se manifestar ainda nesta segunda-feira (10).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: