Geral

GREVE

Motoristas e cobradores acatam decisão do TRT e ônibus voltam a circular em Teresina

O TRT determinou multa de R$ 50 mil por dia se caso o Sintetro não cumprir com a decisão

Alinny Maria

Quarta - 14/10/2020 às 08:17



Foto: Alinny Maria/Piauí Hoje Ônibus em Teresina
Ônibus em Teresina

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) acatou a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e os ônibus voltaram a circular com 70% da frota em horário de pico nesta quarta-feira (14). A greve dos motoristas e cobradores foi deflagrada ontem (13).

O desembargador Giorgi Alan Machado Araújo determinou que os motoristas e cobradores respeitem o dissídio de greve e coloquem 70% da frota para circular em horário de pico e 30% no entre pico. Caso o sindicato descumprir a decisão, a categoria tem de pagar multa de R$ 50 mil por dia.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários, Ajuri Dias, garantiu que o Sindicato vai cumprir a decisão judicial, mesmo que os trabalhadores não concordam com a ordem.  "A gente vai cumprir, mas a gente lamenta que a justiça interfira podendo estar ajudando quem trabalha".

O desembargador estipula horários para que o serviços de transporte coletivo urbano esteja em plena atividade, sendo pelo menos três horas pela manhã (de 6 às 9h) e três horas no final do dia (17 às 20h), de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, das 6 às 9h e das 12 às 15h.

A categoria exige a garantia do plano de saúde, tiquete alimentação, o cumprimento dos 30% da MP 936/2020, melhores condições de trabalho, pontos de apoio com condições adequadas no final de linhas, EPIs como máscaras, álcool em gel, proteção com tela de película ao lado do motorista e na frente dos cobradores, bem como sanitização dos ônibus.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: