Geral

LUTO

Morre a travesti Janelle D'Gonzales, primeira Miss Gay do Piauí

A artista sofreu um AVC e estava internada há alguns dias em decorrência disso

Alinny Maria

Quinta - 17/09/2020 às 10:24



Foto: Arquivo pessoal Janelle D'Gonzales
Janelle D'Gonzales

A travesti e primeira Miss Gay do Piauí, Janelle D'Gonzales, morreu aos 65 anos nessa quarta-feira (16/09) em Teresina após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela estava internada há alguns dias em um hospital particular da capital em decorrência de um AVC.

Janelle D'Gonzales era artista e inspiração para a comunidade LGBTI+. Ela era admirada pelas suas performances nos palcos, além ser considerada uma pessoa alegre e cativante.  

Janelle D'Gonzales também era servidora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que divulgou uma nota de pesar pelo falecimento dela. Entidades que lutam pelos direitos da população LGBTI+ também lamentaram a morte da artista.

Nota de pesar da UFPI

Administração Superior da Universidade Federal do Piauí, a Prefeitura Universitária- PREUNI e a Divisão de Vigilância comunicam e lamentam, profundamente, o falecimento do servidor Antônio Luiz Rodrigues da Silva - vigilante efetivo desta UFPI com o nome social de Janelle D'Gonzales.

Toda a comunidade acadêmica se solidariza com a família enlutada e amigos.

Nota de pesar da ANTRA E FONATRANS

A Associação Nacional de travestis e transexuais (ANTRA) e o Forum Nacional de Travestis e Transexuais Negros e Negras (FONATRANS), vem a público externar nossas condolências pela partida de Janelle D'Gonzales. 

Travesti, Negra, Nordestina do Piauí, terra de grandes ativistas pelos direitos da população LGBTI+ e especialmente do movimento Trans. Ela viveu uma história de vida e arte que se misturam com a própria história do movimento trans. Fez uma passagem muito importante nesse plano onde pode atuar em prol da população Trans com alegria e garra. Era daquelas pessoas que sempre estava com um sorriso aberto deixando um legado de conquistas, superação, trabalho e amor ao próximo e em favor da comunidade LGBTI+.

Querida Janelle, seus shows sempre foram nossa alegria e inspiração para as lutas do dia a dia. Obrigada por tudo e pelos frutos que levarão a sua coragem e ações para um futuro onde consigamos ser livres. Levaremos em frente a memória de mulheres guerreira que, como você, estarão sempre em nossa história.

Muito obrigada por tudo Janelle! Descanse agora, que nós seguiremos em luto, mas sempre na luta!

Salvador, 16 de setembro de 2020.

Keila Simpson

Presidenta da ANTRA

Jovanna Cardoso 

Presidenta do FONATRANS

Nota de pesar da GPTRANS

O Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis - GPTRANS, vem externar o profundo pesar pelo falecimento da nossa afiliada Janelle D'Gonzales. Agradecemos pela sua entrega e contribuição pelo fortalecimento do enfrentamento ao preconceito e a discriminação no Estado do Piauí.

Foi eleita em 1981 nossa Primeira Miss Gay Piauí, desde então, vinha colaborando com sua arte para as ações de promoção e defesa da população LGBTIQ+.Sua trajetória no GPTRANS foi muito atuante, representando nosso grupo em atividades de âmbito Municipal, Estadual e Nacional, com muita dedicação e comprometimento.

Descanse em Paz Companheira, na certeza que deixou um grande legado da sua geração. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: