Geral

Ministério Público de Minas Gerais apura uso de aeronaves públicas por

Gabinete Militar Procedimento MP Voos Aécio Neves

Segunda - 22/06/2015 às 16:06



Foto: Reprodução Aécio Neves
Aécio Neves
O Ministério Público de Minas Gerais solicitou ao governo local a relação de voos realizados pelo presidente do PSDB, senador Aécio Neves, em aeronaves do estado.

De acordo com investigação conduzida pela promotora Raquel Pacheco Ribeiro de Souza, o tucano teria utilizado aeronaves do estado mesmo após deixar o governo de Minas, em 2010.

O procedimento poderá resultar na instauração de um inquérito formal contra o ex-governador, segundo reportagem do jornal “Estado de S. Paulo“, publicada no sábado (20).

Segundo informações do Gabinete Militar do governo mineiro, Aécio voou seis vezes em dois helicópteros e um jatinho do Estado entre 4 de abril de 2011 e 30 de outubro de 2012.

No período, o governador era Antonio Anastasia (PSDB), que era vice do tucano e assumiu após ele se desincompatibilizou em 31 de março de 2010 para ser candidato. Em todas as datas em que utilizou as aeronaves Aécio já havia sido eleito senador.

O caso foi noticiado em maio deste ano, com o detalhamento dos trechos percorridos por Aécio em aeronaves oficiais.

O relatórios informou o uso, sem a presença de autoridade estadual, do helicópteros do Estado em cinco ocasiões para se deslocar em Belo Horizonte (MG) e um jato para ir a Brasília.

Um dos helicópteros utilizados por Aécio foi um modelo Dauphin N/3 prefixo PP-EPO. Seu uso foi regulamentado em decreto assinado pelo próprio político, em 2005, e é considerado de transporte especial. Ele “destina-se ao atendimento do governador do Estado, em deslocamento de qualquer natureza, por questões de segurança”.

Os demais cinco voos realizados pelo senador mineiro foram em aeronaves cujos prefixos as enquadram na categoria de transporte geral, destinadas, segundo o mesmo decreto, a atender o vice-governador, secretários de governo e autoridades em “missão oficial”.

Fonte: Site Oficial do PT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: