Geral

BELEZA

Liso natural: saiba como cuidar das madeixas e manter o aspecto de salão

Conheça dicas necessárias para manter os fios sempre alinhados

Da redação

Sábado - 27/05/2023 às 20:46



Foto: Shutterstock Beleza
Beleza

Para manter a saúde e os cuidados adequados dos cabelos lisos, é importante compreender que não são todos iguais. A diferença entre cada tipo de cabelo liso é determinada pela espessura do fio, sendo que o tipo 1A apresenta fios finos, o tipo 1B fios médios e o tipo 1C fios mais grossos.

O cabelo liso 1A é extremamente fino e alinhado, além de não apresentar volume e tende a ser mais propenso a ficar oleoso. Devido ao seu aspecto, costuma ser mais difícil de modelar e possui tendência para formar mais nós.

O cabelo tipo 1B apresenta um pouco mais de volume e, por ter fios um pouco mais grossos que o tipo 1A, tendem a apresentar menos oleosidade também. E por último, o liso 1C é o que tem o fio mais grosso de todos e, por isso, apresenta mais volume e é um cabelo mais pesado, podendo até mesmo armar com facilidade, mas também são fios mais brilhosos, fortes e resistentes em sua maioria.

A diferença entre o liso natural e o liso com química

Além dessas diferenças de fios lisos, temos uma grande diferença entre os fios lisos naturais e os fios lisos com química. requerem cuidados especiais para recuperar a hidratação dos fios e protegê-los durante cada novo retoque. Quando o cabelo é alisado, sua estrutura é comprometida, aumentando a porosidade, o ressecamento e a perda de brilho. Para lidar com isso, é necessário investir em um bom creme para cabelo liso e realizar hidratações semanais, além de adotar um cronograma capilar.

Já os cabelos naturalmente lisos vão precisar de cuidados para manter sua própria hidratação. Para isso acontecer, é importante evitar a exposição ao sol e também o uso constante de secadores, chapinhas e babyliss. Como esse cabelo tem mais oleosidade na raiz, há alguns cuidados necessários para evitar o excesso de oleosidade, como evitar o uso de cremes na raiz e couro cabeludo, e apostar em shampoos adstringentes e agentes de limpeza profunda pode ser uma boa opção.

O contraste entre o excesso de oleosidade e o cabelo ressecado

Sem dúvida o excesso de oleosidade e o outro extremo que é um cabelo seco e sem brilho, é a maior batalha de quem tem os cabelos lisos. Para isso, o trabalho vai ser de manter a hidratação na medida certa.

Algumas dicas práticas para isso é investir em produtos específicos para cabelo liso, evitar banhos com água quente e evitar shampoos com sulfato. Não há uma frequência exata para as hidratações, mas elas são fundamentais e devem ser constantes, porém uma recomendação básica é não passar do intervalo de 15 dias entre elas. Já para reduzir o frizz, é possível investir em finalizadores e protetores térmicos.

Devido à estrutura mais fina dos cabelos lisos, é comum ocorrer quebra dos fios. Para fortalecê-los, é necessário cuidar da alimentação e utilizar produtos que contenham extrato de babosa. Esse ingrediente possui alto poder hidratante e é rico em aminoácidos, o que ajuda na reconstrução do fio.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: