Geral

LIBERDADE DE IMPRENSA

Jornalista é ameaçado de morte por denunciar esquema bolsonarista de fake news

Depois de ameaçar o jornalista, o grupo também promoveu um ataque e derrubou o Congresso em Foco na madrugada

Quarta - 08/06/2022 às 17:56



Foto: Divulgação Jornalista é ameaçado
Jornalista é ameaçado

Uma reportagem do Congresso em Foco publicada neste domingo (5) denuncia que o jornalista do veículo, Lucas Neiva, passou a receber ameaças de morte e teve seus dados vazados após publicação de reportagem, no sábado (4), em que expõe a tática de um fórum anônimo para produzir fake news em favor de Bolsonaro.

Depois de ameaçar o jornalista, o grupo também promoveu um ataque e derrubou o Congresso em Foco na madrugada. Dentre as mensagens, frases como “parece que alguém vai aparecer morto” e “eu ri do jornalista esfaqueado em Brasília e queria que acontecesse mais” foram publicadas no fórum anônimo 1500chan. 

Os usuários também armam um esquema para atacar a honra do repórter com a produção de mais notícias falsas em uma campanha orquestrada de difamação.

Reportagem mostrava esquema de fake news pagas

Na reportagem de sábado (4), Lucas revela que um dos usuários se propõe a pagar com dinheiro próprio, em criptomoeda, a criação de conteúdo eleitoral em favor de Jair Bolsonaro que viralizar na internet. O anúncio também incentiva a doação de outros usuários para a campanha de notícias falsas e deixa evidente que o criador não precisa acreditar no que diz.

Usuários do 1500chan destilam ódio a jornalistas de maneira geral, mimetizando o comportamento do presidente do Brasil, que nunca escondeu o seu desprezo pela classe. Eles também incentivam a violência, mais uma vez seguindo o exemplo de Bolsonaro. Os ataques também são destinados a Lula. Além das campanhas difamatórias e de criação de fake news em favor de Bolsonaro, há a sugestão da criação de uma Wikipedia alternativa para a extrema-direita numa tentativa de reescrever fatos históricos e aperfeiçoar os ataques a figuras públicas tidas como inimigas do Bolsonarismo, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

A imprensa tem denunciado o forte esquema orquestrado em torno das fake news para favorecer Bolsonaro. Essa tática foi usada pelo então candidato e sua base para vencer as eleições de 2018 e existe a preocupação real de que interfira no resultado das eleições de 2022, já que se apresenta muito mais forte e represente um ataque real à democracia.

Além disso, preocupa o clima beligerante estimulado pelo bolsonarismo, que tem como consequência episódios como esse contra Lucas Neiva e muitos outros. Ao digitar os temos “bolsonaristas atacam” no Google, é possível ter uma pequena amostra de como funcionam esses esquemas de promoção de ódio, principalmente contra figuras públicas e minorias.

Fonte: Lula

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: