Geral

Incra/PI e MDA emitem cerca de 3 mil documentos no mês da Mulher

incra documentos mulher

Quinta - 28/03/2013 às 11:03



No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma onda de mutirões de documentação da trabalhadora rural foi realizada em todo o país. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) emitiu 2899 documentos no Piauí, dentre carteira de trabalho, carteira de identidade e CPF. Foram 13 mutirões realizados no período de 11 a 26 de março, que atenderam os municípios localizados no Território da Cidadania Entre Rios.



Ao todo foram emitidos 1099 carteiras de trabalho, 916 carteiras de identidade, 884 CPFs, além de 1168 fotografias 3x4 tiradas gratuitamente e 1038 atendimentos realizados por servidores do INSS que prestaram informações sobre aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença etc.



Para o coordenador do PNDTR pelo MDA/PI, Antonio Farias, os resultados obtidos ficaram acima da média. “Tinha tudo para não dar certo, por causa da proximidade desses municípios com a capital, mas a quantidade de documentos emitidos ficou acima do esperado. No entanto, isso significa também que as pessoas ainda estão muito carentes de documentação”, explica Farias.



Os mutirões contaram com a parceria do Emater, Secretaria Estadual de Segurança e INSS, que atenderam à população de Nazária, Palmeirais, Amarante, Angical, Jardim do Mulato, São Pedro do Piauí, Agricolândia, Passagem Franca do Piauí, Barro Duro, Olho D´Água do Piauí, Água Branca, Hugo Napoleão e Lagoinha do Piauí.



No mutirão de documentação realizado na praça central do município de Hugo Napoleão, dona Sueli Moura da Silva de 39 anos, levou a filha Eulália Moura da Silva, 13 anos, para adquirir a carteira de identidade e o CPF. “O mutirão veio em boa hora, já que financeiramente não são todos os pais que podem se deslocar até a capital para tirar os documentos dos filhos”, disse Sueli Silva.



Já dona Auresandra Pires da Silva Correia, 39 anos, da cidade de Lagoinha do Piauí, disse que já pretendia tirar os documentos da filha Maria Bianca Correia Silva, 15 anos. “Ela tirou o CPF, carteira de identidade e carteira de trabalho, porque sei que futuramente ela vai precisar. Esse programa é muito bom, se fosse para tirar os documentos em outra cidade daria mais trabalho”, contou dona Auresandra Correia.



No município de Jardim do Mulato, o prefeito Airton da Costa Veloso apoiou a realização do mutirão na cidade. “A porta de entrada para a vida é o documento. Essa ação veio para facilitar a vida das pessoas que moram na zona rural”, disse o prefeito.

O Programa de Documentação da Mulher é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com outros órgãos federais e estaduais.

Segundo a coordenadora do PNDTR pelo Incra/PI, Maria da Paz Piazzarollo, os mutirões vêm alcançando mulheres e homens que até então não existiam para o estado brasileiro. “Com a documentação, eles passam a ser cidadão e a partir de agora podem acessar as políticas públicas voltadas para as pessoas mais carentes. E um dos objetivos do nosso trabalho é combater a extrema pobreza”.

Os mutirões ocorrerão durante todo o ano, com o apoio do Expresso Cidadã, um ônibus do programa que percorre os municípios. Estão assegurados 131 municípios para receber atendimento do PNDTR em 2013.

Fonte: incra-pi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: