Geral

FALTAM VAGAS

Idoso de 92 anos é o primeiro a morrer na fila de espera por UTI em Teresina; vídeos

Ele estava hospitalizado há sete dias no Hospital da Primavera, na zona Norte da capital e foi o primeiro paciente de Teresina a morrer na fila de espera por uma UTI, informação confirmada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS)

Da Redação

Segunda - 22/03/2021 às 17:16



Foto: Reprodução Redes Sociais Seu Francisco foi o primeiro caso de morte por falta de UTI em Teresina
Seu Francisco foi o primeiro caso de morte por falta de UTI em Teresina

O relato dramático da pedagoga Érica Luane sobre a internação do avô Francisco Xavier de Sousa, 92 anos, morador do bairro Vila Operária, zona Norte de Teresina, comoveu as redes sociais nesta segunda-feira, 22, quando ele faleceu após sete dias internado.

Ele estava hospitalizado há sete dias no Hospital da Primavera, na zona Norte da capital e foi o primeiro paciente de Teresina a morrer na fila de espera por uma UTI, informação confirmada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A neta contou que ele estava internado na enfermaria do hospital com o pulmão comprometido e precisava de vaga na UTI. Chegou a ficar inconsciente.

Nas redes sociais, a Érica Luane registrou o drama em vídeo “o hospital estava com negligência médica, trataram meu avô muito mal e colocando sempre em último na fila de espera da UTI porque ele tem 92 anos. O médico plantonista chegou na sala várias vezes e diminuiu o oxigênio porque disse que meu avô estava só gastando oxigênio”, disse a neta.

Segundo Érica, o avô começou a sentir os sintomas no dia 1º de março. Sem conseguir fazer um teste na rede municipal de saúde, a família procurou uma farmácia.

“Ele iniciou os sintomas no dia 1º de março, levamos numa UBS e não conseguimos atendimento, então optamos por fazer o teste particular e fomos em uma farmácia”, afirmou.

Ela relata que o paciente ainda deu entrada no hospital onde foi feita uma medicação e foi orientado retornar para casa. “Levamos para o hospital onde foi feita a medicação e levamos para casa. Aqui foi feita toda a assistência, mas ele desenvolveu pneumonia”, afirmou.

Em nota, a FMS disse que o paciente ficou em leito isolado e recebeu atendimento da equipe médica do Hospital da Primavera durante todo o tempo em que esteve na unidade. Informou ainda que, diante do agravamento do quadro de saúde, foi solicitada a transferência para uma UTI, mas devido a grande demanda o idoso foi a óbito.

Leia a nota na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que foi dada toda assistência necessária ao paciente Francisco Xavier de Sousa. Ele ficou em leito isolado e recebeu atendimento da equipe médica do Hospital da Primavera durante todo o tempo em que esteve na unidade. Começou usando cateter nasal e evoluiu para o uso da máscara reservatório (com oxigênio). A FMS esclarece que não houve diminuição de oxigênio para o paciente, e que ele acabou precisando de leito de UTI, a unidade hospitalar então solicitou, via regulação de leitos online, a remoção do paciente para unidade que tem UTI, pois lá na Primavera só tem leito clínico.

Infelizmente devido à alta demanda de pessoas precisando de leitos de UTI na capital, o paciente veio à óbito antes de conseguir a vaga. A fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes graves com Covid-19 chegou a 187 pessoas em Teresina neste final de semana. Hoje 100% dos leitos estão ocupados. 

De acordo com a FMS, a fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes graves com Covid-19 chegou a 187 pessoas em Teresina no final de semana. Atualmente, 100% dos leitos estão ocupados.

A Fundação disse ainda que houve ampliação de 73 leitos clínicos covid, 10 leitos de estabilização covid, 15 leitos de UTI covid, totalizando 190 leitos clínicos covid, 12 leitos de estabilização covid e 63 leitos de UTI covid.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: