Geral

CORONAVÍRUS

Grávida com Covid-19 dá à luz a bebê na UTI da Maternidade Dona Evangelina Rosa

A mulher veio do interior do Piauí e foi submetida a parto cesárea. A criança testou negativo

Alinny Maria

Quarta - 29/04/2020 às 08:13



Foto: Divulgação/MPPI Maternidade Dona Evangelina Rosa
Maternidade Dona Evangelina Rosa

Uma grávida de 39 anos testou positivo para Covid-19 e precisou passar por um parto cesárea de urgência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) em Teresina. No dia 23 de abril, a mulher deu entrada no hospital de Palmeirais, no Norte do Piauí, onde reside, e lá foi diagnosticada com a doença. A grávida foi transferida para Teresina e deu à luz ao bebê na UTI no sábado (25).

A criança não foi infectada pelo novo coronavírus e segue monitorada na MDER. Segundo a Maternidade, este foi o primeiro caso de paciente com Covid-19 registrado na Unidade. A mãe segue estável na UTI e respira sem ajuda de aparelhos.

"É uma gestante que veio da zona rural de Palmeirais. Teve o seu bebê e passa bem. Está internada na UTI Covid da unidade, onde evolui com uma regressão significativa do quadro respiratório e respira sem auxílio de aparelhos. Esperamos que ela continue com essa evolução satisfatória", disse o diretor da maternidade, Francisco Macedo Neto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeirais, oito pessoas tiveram contato com a grávida e foram submetidas a exames para coronavírus. Sete são parentes da paciente e outra é uma agente de saúde. Todas testaram negativo, mas estão em isolamento domiciliar até que seja feito a contraprova para confirmar se realmente não foram infectados. 

Veja na íntegra a nota da MDER:

A diretoria da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) confirma a presença de uma puérpera com teste positivo para COVID-19. A paciente deu entrada na Unidade Hospitalar, vinda do município de Palmeirais, localizado a 122 km de Teresina. O parto cesariana aconteceu no último sábado (25/04). A mãe está internada na  nova UTI Materna da Casa, destinada destinada para receber casos de pacientes com a doença, ela está bem e sem necessidade de ventilação mecânica. A criança testou negativo e passa bem.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: