Geral

ACOLHIMENTO

Trabalhadoras domésticas podem sugerir melhorias para trabalho da categoria

Elas devem preencher um formulário digital até o dia 25 de fevereiro, sem necessidade de identificação

Da Redação

Terça - 13/02/2024 às 17:39



Foto: Gov.pi
Gov.pi

As empregadas domésticas remuneradas têm até o dia 25 de fevereiro para responder um formulário digital falando das suas condições de trabalho e das necessidades da categoria. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Ministério das Mulheres,  que está trabalhando para consolidar a Política Nacional de Cuidados.

A pesquisa está sendo realizada em parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) e a Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas (FITD). A proposta é incorporar diversas compreensões da categoria no Plano Nacional de Cuidados. 

A pesquisa também faz parte de uma estratégia ampla de consulta pública, que inclui rodas de diálogo e escuta. As trabalhadoras que responderem ao formulário têm garantida a privacidade e confidencialidade de suas respostas. Podem participar todas as trabalhadoras domésticas remuneradas do Brasil que desempenham funções como preparo de alimentos, limpeza da casa ou apoio a pessoas para atividades diárias com remuneração por esses serviços.

A Política Nacional de Cuidados visa promover uma divisão mais igualitária da responsabilidade do cuidado, com atenção às desigualdades de gênero, raça, etnia e territoriais. Trata-se de um direito e uma necessidade de todas as pessoas ao longo da vida, com foco especial na infância, adolescência, pessoas idosas e com deficiência.

As domésticas remuneradas que buscam contribuir para a elaboração de uma política nacional que atenda às suas necessidades e condições reais de trabalho podem abrir o  link do formulário.

Fonte: GOV.PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: