Geral

MEIO AMBIENTE

Governo do Piauí e PNUD abrem inscrições para programa de educação ambiental

Podem participar jovens de 15 a 19 anos residentes dos municípios da Chapada das Mangabeiras, no sul do Piauí.

Da Redação

Quarta - 13/03/2024 às 10:41



Foto: PNUD/Luciana Bruno Escola pública em São Gonçalo do Gurgueia, no sul do Piauí
Escola pública em São Gonçalo do Gurgueia, no sul do Piauí

O governo do Piauí, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está lançando um edital para selecionar jovens residentes dos municípios da Chapada das Mangabeiras, no sul do estado, para participarem de um programa de educação ambiental. O objetivo é capacitar esses jovens para atuarem em projetos socioambientais em escolas públicas locais.

Será concedido a cada jovem participante um auxílio financeiro mensal de R$ 200 durante dez meses, para dedicarem dez horas semanais aos estudos e elaboração de projetos. Serão selecionados 25 jovens de 15 a 19 anos, residentes dos municípios de São Gonçalo do Gurgueia, Gilbués, Riacho Frio, Corrente e Barreiras do Piauí. Os candidatos devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública e não ter qualquer vínculo empregatício. O prazo para inscrição é até o dia 17 de março.

O programa visa promover a inclusão de jovens por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais em seus territórios. Além disso, contribui para a preservação ambiental, estimula o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências.

O projeto está sendo executado dentro do projeto “Desenvolvimento Sustentável de Áreas de Desertificação no Sul do Piauí”, uma parceria entre o governo piauiense e o PNUD.

Os jovens selecionados participarão de oficinas sobre meio ambiente, Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de capacitações temáticas sobre queimadas, recuperação de áreas degradadas, recursos hídricos e resíduos sólidos.

Após a capacitação, os participantes iniciarão a fase de execução de projetos, mobilizando parceiros, realizando eventos educativos e executando projetos de educação ambiental junto aos alunos de escolas públicas no município, entre outras atividades.

Fonte: PNUD

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: