Geral

Governo do Estado apresenta proposta de saneamento a prefeitos

Piauí Governo Água Esgoto Serviços

Quarta - 02/12/2015 às 18:12



Foto: Ascom/Agespisa Agespisa
Agespisa
O diretor geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Herbert Buenos Aires, reuniu-se, na terça-feira (1º), com prefeitos do Território dos Cocais, na Câmara Municipal de Batalha, para discutir a situação do saneamento na região e a solução apresentada pelo Governo.

A universalização dos serviços de água e esgoto no Piauí e a transferência das operações da Agespisa para o Instituto foram os principais pontos da proposta apresentada. A reunião faz parte de uma série de encontros que estão sendo realizados para discutir o tema. ““Essa é uma conversa absolutamente necessária com os prefeitos do Piauí, porque a meta do Governo do Estado é cumprir o que está escrito lá no Plano Nacional de Saneamento Básico, que é universalizar o serviço de água e esgoto até 2033.

Agora, para fazer isso, tem que começar a agir já, porque são investimentos vultosos. E, para que consigamos chegar a esse propósito, estamos desenvolvendo uma série de ações. Todas essas ações passam necessariamente pela parceria, pelo trabalho conjunto do Governo do Estado com as prefeituras”, explicou Herbert Buenos Aires.

O Estado do Piauí, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico, para universalizar os serviços de água e esgoto até 2033, necessita de um investimento estimado em R$ 3,9 bilhões, dos quais R$ 2,2 bilhões são para o interior do estado. O Piauí possui hoje 67% de cobertura de água, mas somente 7% da população urbana e rural tem atendimento de esgoto, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (Snis) 2013.

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, atual presidente do consórcio de municípios do Território dos Cocais, falou da importância da discussão de um tema muito pertinente neste momento que é a distribuição de água e o saneamento básico nos municípios. “Nós tratamos dessa questão e só lembramos do abastecimento de água, de levar água para nossas casas, mas temos que tratar também da questão do saneamento básico, e hoje a discussão foi basicamente isso. Esse debate é novo e muito importante. Não podemos fugir disso, de forma alguma. Isso é melhoria para o município, é melhoria para a região toda”, destacou a prefeita.

Estiveram presentes também na reunião a prefeita Regina Ramos, de Joaquim Pires; Manim Geronço, prefeito do município de Porto; o vice-prefeito de Batalha, Elvis Machado; o presidente da Câmara Municipal, Claysson Amaral; e representantes da prefeitura de São João do Arraial.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: