Geral

REGULARIZAÇÃO

Governadora entrega títulos de terra para mais de 400 famílias em Buriti dos Lopes

O ato encerra uma espera de quase 30 anos pela regularização fundiária das áreas contempladas

Da Redação

Sábado - 21/05/2022 às 15:56



Foto: Divulgação Governadora entrega títulos de terra em Buriti dos Lopes
Governadora entrega títulos de terra em Buriti dos Lopes

A governadora Regina Sousa (PT) entregou títulos de terra a agricultores familiares da zona rural do município de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí, nessa sexta-feira (20). Mais de 400 famílias de diferentes assentamentos foram beneficiadas e agora têm a segurança da propriedade do local onde vivem e produzem. O ato encerra uma espera de quase 30 anos pela regularização fundiária das áreas contempladas.

“Agora eles estão prontos para investir nas suas propriedades. Pegar microcrédito, crédito no Banco do Nordeste ou outro banco qualquer, inclusive na nossa Agência de Fomento, para investir, comprar animais, produzir hortaliças, feijão, arroz. Tenho certeza que esse pessoal vai viver muito melhor agora” comemorou Regina Sousa.

Foram regularizados os Assentamentos Santa Helena I e II, Canto do Cajueiro, Gado Bravo, Éden, Picos, dentre outros. Os títulos já possuem o cadastro ambiental rural, possibilitando aos agricultores o acesso a crédito para investimentos.

“É como se a gente tivesse nascido hoje. É o registro de nossa terra. É uma felicidade imensa. A gente já estava esperando há muito tempo por este título. Então, é sonho realizado” comemorou Ivete Rodrigues, uma das beneficiadas.

O Piauí tem avançado na regularização fundiária em diversas regiões do Estado, graças a uma política específica para este fim, implementada pelo governo a partir da aprovação de uma lei estadual no ano de 2019.

“Estamos aqui realizando este sonho, entregando documentos registrados no cadastramento anual do Incra, certificados no sistema de georeferenciamento e registros em cartório, trazendo segurança, paz social e oportunidade de desenvolvimento para estas famílias” considerou Chico Lucas, diretor-geral do Interpi.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: