Geral

PANDEMIA

Governador divulga protocolos para a reabertura de três setores econômicos

As empresas só poderão retomar depois de aderir a exigências que fazem parte do protocolo sanitário

Alinny Maria

Segunda - 08/06/2020 às 08:01



Foto: Piauí Hoje Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

O governador Wellington Dias (PT) realizou um pronunciamento na manhã desta segunda-feira (08) no Salão Branco do Palácio de Karnak e lançou o Pacto de Retomada Organizada, o Pro Piauí. O pronunciamento foi transmitido o vivo pelas redes sociais do Governo. Na ocasião, o governador falou sobre o novo decreto de prorrogação do isolamento social por conta da pandemia de Covid-19 e anunciou o protocolo necessário para que as empresas dos setores flexibilizados possam retornar suas atividades.

O novo decreto prorroga o isolamento social até o dia 22 deste junho e flexibiliza três setores. Os primeiros setores que serão liberados são os da construção civil, serviços de saúde (psicologia/fisioterapia e terapia ocupacional) e setores automotivo. 

Wellington Dias estava acompanhado dos secretários Florentino Neto (Saúde) e Osmar Júnior. Ele disse que plano não é irresponsável e foi definindo ouvindo vários setores. O governador assinou decreto que institui o Pacto de Retomada Organizada e apresentou as medidas que os empresários terão que adotar no estado.

Para as empresas desses setores reabrirem, elas terão que assinar um pacto de comprometimento para aderir o protocolo e adotar uma série de medidas de proteção para combater o novo coronavírus. 

Desta maneira, é importante frisar que a reabertura desses três setores ainda não está autorizada e as empresas só poderão abrir as portas depois de aderir a essas exigências que fazem parte do protocolo sanitário.

"Iniciamos uma nova fase, uma fase cuidadosa e cautelosa. É uma fase de muita responsabilidade. Abri muitas conversas com os Poderes, com as pessoas da ciência, empresários, trabalhadores e membros do Ministério Publico. Fiz uma visita pessoalmente ao prefeito Firmino Filho. Temos uma perspectiva de estabilização. Embora crescimento, estamos indo para estabilização tanto na transmissibilidade e taxa de ocupação de leitos e óbitos", comentou o governador.

Plano de retomada organizada - Pró Piauí

O Plano de retomada organizada das atividades econômicas do Piauí foi elaborado com base na ciência, busca da prevenção pelo Isolamento, pesquisa e tecnologia, integração de ações e recursos financeiros/humanos do setor público e privado e destaque e referência nacional.

As condições para a flexibilização das atividades do setor econômico levam em consideração a transmissão do vírus em tendência de queda, a redução de Risco de Colapso na capacidade Hospitalar, buscar redução do número de óbitos, intensificar barreiras para evitar Importação do vírus de outros Estados/países; Sociedade consciente, educada e engajada com novas normas de convívio social, Ações conjuntas e integradas.

Os três setores que foram autorizados a funcionar só irão abrir com 50% da capacidade e atendendo todos os critérios de segurança. Já empresas com menor número de funcionários poderão funcionar com todos os empregados. O governador disse que os cálculos apontam que com a reabertura desses três setores, 45 mil trabalhadores vão entrar em atividade.

Novo decreto de isolamento social:

Notícias relacionadas:

Empresas terão que assinar pacto de comprometimento para retomar as atividades no Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: