Geral

GESTÃO

Gestores e técnicos do Estado se reúnem para nova etapa de elaboração do PAA

Washington Bonfim aproveitou para fazer um balanço de sua gestão à frente da Seplan

Cristiane Melo

Quinta - 15/06/2023 às 20:44



Foto: Cris Melo Gestores e técnicos do governo elaboram o PAA
Gestores e técnicos do governo elaboram o PAA

O secretário estadual do Planejamento, Washington Bonfim, reuniu gestores e técnicos de diversos órgãos do Executivo e demais poderes para mais uma etapa da elaboração do Plano Plurianual 2024-2027, o PPA. O encontro, realizado na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), visa a apresentação de todas as etapas, conceitos e a base estratégica previstas no cronograma de elaboração do PPA.

“Estamos iniciando o processo de discussão interna do Plano Plurianual dos próximos quatro anos e, a partir desse trabalho inicial, passaremos para a consolidação das peças orçamentárias que serão encaminhadas para Assembleia Legislativa no segundo semestre que são o Plano Plurianual 2024-2027 e a Lei Orçamentária de 2024. Esse é um processo relativamente tranquilo, mas um tanto complexo do ponto de vista técnico e de alinhamento, levando em consideração os recursos e as metas as quais o Governador Rafael Fonteles deseja consolidar”, explicou Washington Bonfim.

No processo de elaboração do PPA 2024-2027 também estão programadas oficinas temáticas. Elas serão realizadas entre os dias 19 e 30 de junho e vão  envolver os principais órgãos de cada eixos: Justiça e Segurança; Educação inclusiva e de qualidade; Infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética; Gestão por resultados; Econômico I (Piauí Produtivo); Saúde e bem-estar I (Piauí Saudável); Mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos; Redução das desigualdades; Econômico II (Avança Piauí) e Saúde e bem-estar II (Piauí com mais cultura, esporte e lazer).

O Plano Plurianual - PPA, é o documento que orienta as ações de governo pelo período de quatro anos. Instituído por lei, ele visa atingir objetivos e metas em médio prazo e é elaborado no primeiro ano de mandato do gestor do poder Executivo. O plano também direciona a administração pública para os investimentos de recursos orçamentários em prol do desenvolvimento do Estado.

Participaram da mesa de abertura a Secretária de Estado de Relações Sociais, Núbia Lopes, representando o Governador Rafael Fonteles; o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra; o Secretário estadual de Transportes, Jonas Moura; a Superintendente de Planejamento e Orçamento da SEPLAM, Adrianne Arruda; e o ex-secretário de educação e ex-deputado federal do Piauí, professor Antônio José Medeiros.

Washington Bonfim: avaliação e perspectivas para o futuro

Na ocasião, o Secretário Washington Bonfim falou ao portal Piauí Hoje.Com e fez uma avaliação do trabalho deles nos primeiros seis meses à frente da Secretaria de Planejamento. Falou também de suas expectativas sobre as viagens do Governador Rafael Fonteles ao exterior.

Leia a seguir, o que disse o secretário ao Piauí Hoje.

Piauí Hoje - Como o senhor avalia esses seis primeiros meses de gestão à frente da Secretaria Estadual de Planejamento?

Washington Bonfim - “Olha, minha visão é bastante positiva! O Governador Rafael imprimiu um ritmo bastante arrojado tanto de planejamento, quanto de entregas iniciais. Metas importantes na área de segurança pública já foram alcançadas. Outras metas na área da educação com relação a ampliação do tempo integral com ensino profissionalizante ao longo do mandato, metas relacionadas ao meio ambiente, dentre outras. Ou seja, a gente tem tido a oportunidade de consolidar o planejamento dos quatro anos ao tempo que vamos conquistando entregas e resultados para a população logo nos primeiros meses de Governo.”

Piauí Hoje - O Governador Rafael está fora do país buscando investimentos e inovações para o Estado. Como essas inovações contribuirão com a melhoria de perspectivas do Piauí nos próximos quatro anos?

Washington Bonfim - “A primeira viagem que o Governador Rafael fez ao exterior se relacionava com um grande objetivo que era a questão da transformação digital do Estado. E em Portugal, ele começou a discutir questões e oportunidades relacionadas a hidrogênio verde. Essa viagem específica de agora envolve vários países. Hoje ele está na Inglaterra, no Reino Unido, e tem a ver com a questão do hidrogênio verde. Ele já esteve na Alemanha, já esteve na Espanha, vai à Suécia ainda e eu acho que, nesse caso, temos perspectivas positivas de investimento privado nessa área, que é uma fronteira nova que o estado desbrava num mundo que está mudando a sua matriz energética. Acho que essa é a grande percepção do Governador: colocar o Piauí na dianteira dessa mudança mundial que está ocorrendo. Nós estamos abandonando, enquanto economia mundial, os combustíveis fósseis, especialmente o petróleo. O hidrogênio verde tem um papel relevante nisso e o Governador quer fincar a bandeira piauiense nessa nova indústria, que vai prosperar pelas próximas décadas desse século XXI.”

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: