Geral

EVENTO

Gestão do saneamento comunitário no Piauí será destaque em Seminário regional na Bahi

O Sisar Picos é uma organização sem fins lucrativos formada pelas associações comunitárias

Domingo - 03/11/2019 às 07:51



Foto: Ascom Programa
Programa

O modelo de saneamento rural comunitário desenvolvido no Piauí por meio do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) será destaque em painel na próxima quarta-feira (6), durante o “X Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais”, que acontecerá em Salvador (BA), entre 5 e 7 de novembro, com o tema “Universalização do acesso à água – Desafios do saneamento Rural”. A apresentação será realizada pelo diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), Luiz Claudio Macedo.

Inserida no painel temático “Aspectos Legais, de Planejamento, Regulação e Fiscalização dos Serviços Públicos de Saneamento Básico”, a presença piauiense põe destaque à experiência de gestão do saneamento rural no estado abordando o histórico de desenvolvimento das ações, os conceitos de gerenciamento e as perspectivas de ampliação dos projetos.

O Sisar Picos é uma organização sem fins lucrativos formada pelas associações comunitárias que, após investimento inicial do Governo em parceria com outras instituições para estruturação do sistema, assumem a gestão compartilhada e a responsabilidade de manutenção, otimização e ampliação da estrutura de seus sistemas, insumos e capacitação social.

Criado em 2005, o Sisar atualmente atende a uma população de quase 50 mil piauienses, atuando diretamente em 52 comunidades, com mais de 12 mil ligações de abastecimento de água e quase 3.500 ligações de esgotamento sanitário em comunidades rurais e sedes municipais, proporcionando às localidades beneficiadas no semiárido atendimento com água tratada 24 horas por dia e instrumentalização de serviços de limpeza de poços e fossas.

“Estamos ampliando o exemplo de sucesso do programa em Picos, e em 2018 foi criado o Sisar Meio Norte, que neste momento está em processo de organização, destinado a envolver a zona rural de Teresina e região. O modelo Sisar é autossustentável e tem se mostrado o mais eficaz para determinados contextos, sendo um instrumento fundamental em busca da universalização do saneamento”, destaca Luiz Claudio.

O painel será mediado por Renavan Andrade, representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, e contará também com exposições da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH / MDR), do Ministério Público da Bahia (MPBA), do Observatório de Saneamento Básico da Bahia (Osbba) e da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa).

O evento é realizado pelas Centrais de Associações da Bahia e pelos Sisars do Piauí e Ceará, alternando o estado sede, e nesta edição ocorrerá no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), em Salvador.

X SEMINÁRIO DE GESTÃO DOS SISARS E CENTRAIS

TEMA – Universalização do Acesso à Água: Desafio do Saneamento Rural

Tema do Painel: Aspectos Legais, de Planejamento, Regulação e Fiscalização dos Serviços Públicos de Saneamento Básico

Mediador: Renavan Andrade – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Bahia

Tema da Palestra: A experiência do Governo do Piauí na gestão do saneamento rural

Palestrante: Luiz Claudio Macedo – diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí

Data: 6 de novembro, 10h30

Local: Auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) – Salvador, BA

Para mais informações e inscrições:

Inscreva-se gratuitamente e confira a programação do X Seminário Sisar e Centrais

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: