Geral

HIDROGÊNIO VERDE

Geraldo Alckmin virá ao Piauí lançar maior projeto de hidrogênio verde do mundo

São R$200 bilhões que serão investidos nas usinas de produção de hidrogênio verde em Parnaíba

Alinny Maria

Quinta - 14/12/2023 às 12:30



Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Vice-presidente Geraldo Alckmin em entrevista
Vice-presidente Geraldo Alckmin em entrevista

O vice-presidente da república Geraldo Alckmin virá ao Piauí nesta quinta-feira (15) para a inauguração da pedra fundamental da maior usina de hidrogênio verde do mundo, que será construída em Parnaíba, no litoral do Piauí. A informação sobre a vinda do vice-presidente foi confirmada pelo próprio governador Rafael Fonteles (PT).

Geraldo Alckmin chega por volta das 15h de no aeroporto de Parnaíba, e segue para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A solenidade deve iniciar  às 15h30. Após o evento, o vice-presidente deve falar com os jornalistas.

 Serão investidos R$ 200 bilhões na produção de hidrogênio verde no Piauí. A  proposta é que o estado possa abastecer a União Europeia com energia limpa.

A Green Energy Park e a Solatio, responsáveis pelos dois empreendimentos que serão lançados, vão gerar, juntas, 20 mil empregos na região. Além disso, serão mais de 20GW de potência produzidos sem a emissão significativa de gás carbônico na atmosfera. 

As obras das usinas devem iniciar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas seguintes até 2035.

Na ZPE, será instalado o Hub, que é um conjunto de empresas investidoras com interesse na pauta de hidrogênio que vão empreender esforços conjuntos no sentido de atrair investimentos, estruturas, pesquisas e trocas de tecnologia. Os benefícios estão configurados justamente na rede de relações e esforços de entes internacionais em benefício do desenvolvimento econômico do Estado, que abrigará os empreendimentos e sediará o Hub dentro da ZPE.

Para concretizar a operacionalização da cadeia de amônia e hidrogênio no Piauí, o governador Rafael Fonteles empreendeu viagens para a América do Norte, Ásia e Europa para captar investidores, entender o processo de distribuição e estabelecer parcerias. Com o êxito das missões, o lançamento dos empreendimentos marca o início da produção energética em escala industrial para atender ao mercado europeu. A produtividade de energia eólica e solar, além da abundância de recursos naturais, colocam o Piauí na liderança do setor em escala global.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: