Geral

MEIO AMBIENTE

Fogo, destruição e crime ambiental em invasão de terras do INCRA na Zona Rural de Teresina

A devastação mostra que não há fiscalização dos órgãos competentes na área de assentamento

Da redação

Segunda - 31/08/2020 às 10:40



Foto: Luiz Brandão Novo assentamento do INCRA em Teresina está devastado
Novo assentamento do INCRA em Teresina está devastado

Uma verdadeira devastação está em curso numa área que acaba de ser invadida em terras que seriam do Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária - INCRA, no povoado Lagoa da Mata, próximo ao Clube dos Comerciários, Zona Rural Leste de Teresina. O lugar é chamado de Lagoinha.

As pessoas que estão ocupando os lotes, localizados numa área de 10 hectares, cortaram e derrubaram centenas de pés de coco babaçu e tocaram fogo na vegetação nativa. Com isso, descobriram morros antes recobertos por uma vegetação rasteiras que servia de pasto e abrigo para várias espécies de animais.

Muitos lotes estão demarcados e vários já cercados. As marcas da destruição e crime ambiental estão por toda parte. Em alguns pontos da área há sempre sinais de fumaça o que revela existência de queimadas.Cenário de devastação em novo assentamento

Durante todo o fim de semana o movimento de "limpeza" dos lotes foi intenso. No sábado (29) à tarde, a reportagem do Piaui Hoje (www.piauihoje.com) flagrou pessoas tocando fogo no mato em pleno calor das 3 da tarde, o que favorece ao aparecimento de grandes incêndios, principalmente neste período do ano. 

Moradores cortam árvores e tocaram fogo na mata

Segundo informações de vizinhos do assentamento, até agora nenhum órgão de proteção ambiental, como o Ibama, apareceu  para, pelo menos, orientar sobre a ocupação da terra. Também não deram a mínima pra essa devastação as secretarias de Meio Ambiente do Estado e do município de Teresina.

Com a vegetação seca aumenta as chances de o fogo se espalhar rapidamente

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: