Geral

FMS e Justiça discutem implantação residências terapêuticas no estado

Residências Daniel Oliveira Luciano Nunes Saúde Justiça

Sexta - 13/03/2015 às 15:03



Foto: Caio Bruno/Alepi Secretário Luciano Nunes (PSDB)
Secretário Luciano Nunes (PSDB)
O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes, e o secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, se reuniram, na última semana, para tratar da instalação de residências terapêuticas para pacientes com transtornos mentais oriundos do sistema prisional.

As residências terapêuticas são alternativas de moradia, com o apoio de equipes médicas, a pacientes com transtornos mentais do sistema prisional. Inicialmente, duas residências serão instaladas em Teresina para o atendimento de pacientes do Hospital Penitenciário e Hospital Areolino de Abreu.

Atualmente, o Estado possui cinco residências terapêuticas funcionando, que estão distribuídas nos bairros Memorare, Porenquanto, Vermelha e São Pedro, em Teresina. A quinta residência está localizada na cidade de União. As residências que devem ser instaladas a partir do segundo semestre serão nas cidades de Parnaíba, Piripiri e Floriano.

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, frisa que a implantação das residências visa dar condições aos internos de serem acolhidos em uma instituição terapêutica adequada, o que lhes propiciará gradativa reintegração social.

“Muitos detentos com transtornos mentais, que já deveriam estar em liberdade, permanecem no sistema por não possuírem um lugar para onde ir ou pela falta de vínculos familiares. Com a adesão das residências terapêuticas, essa parcela do sistema penitenciário seria beneficiada com assistência médica e moradia, possibilitando a humanização e reintegração social”, afirma o secretário Daniel Oliveira.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, explica que a ideia é que alguns internos do Hospital Areolino de Abreu e Hospital Penitenciário sejam divididos, inicialmente, nas residências terapêuticas da capital. Mas o objetivo é também levar a iniciativa para as novas residências que serão instaladas no interior.

O presidente da FMS, Luciano Nunes, afirma que o órgão municipal também está disposto a ajudar na metodologia de implantação de novas residências terapêuticas em Teresina.

Fonte: Ascom - Sejus

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: