Geral

COVID-19

Florentino não vai desobrigar uso de máscara e medidas sanitárias continuam

A declaração surge após o Estado vizinho, Maranhão, anunciar que o uso da proteção passa a ser facultativo em locais abertos. No Piauí, Florentino Neto, disse que não é hora da medida ser adotada

Da Redação

Quinta - 11/11/2021 às 18:27



Foto: Divulgação Secretário de Saúde, Florentino Neto
Secretário de Saúde, Florentino Neto

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, assegurou, nesta quinta-feira (11), em entrevista para a TV Cidade Verde, que o Piauí não vai desobrigar o uso de máscara, por enquanto.

A declaração surge após o Estado vizinho, Maranhão, anunciar que o uso da proteção passa a ser facultativo em locais abertos. No Piauí, Florentino Neto, disse que não é hora da medida ser adotada e que o momento é de avançar na vacinação contra a Covid-19, principalmente quanto à aplicação de segunda dose.

Neste momento, o foco é a busca ativa nos municípios para sensibilizar pessoas que ainda não completaram o esquema de imunização. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 200 mil pessoas não retornaram aos postos de vacinação para tomarem 2ª dose.

“A hora não é de liberar máscara, mas é de conscientizar todos para tomarem vacina. Precisamos vacinar mais. Hoje nós temos, vacinados com primeira dose, 73% da população do Estado. Em Teresina, 74%. Mas com a 2ª dose no Piauí o percentual cai para 53% e em Teresina 52%. Estamos discutindo com os municípios busca ativa. Ir em busca dessas pessoas para sensibilizá-las e fazer aplicação da segunda dose”, ressalta.

O índice de transmissibilidade no Piauí é de 0.9, e não é considerado confortável para o relaxamento de medidas como uso de máscaras, segundo Florentino. Ele continua recomendando a higiene constante das mãos, distanciamento e demais medidas sanitárias.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: