Geral

LUTO

Filósofo quilombola Nêgo Bispo será sepultado no quilombo onde viveu

O local de sepultamento já havia sido determinado pelo próprio Nêgo Bispo

Da Redação

Segunda - 04/12/2023 às 09:53



Foto: Alexia Melo Nego Bispo
Nego Bispo

O filósofo Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, um dos maiores intelectuais quilombolas do país, será sepultado às 17h no Quilombo Saco-Curtume, em São João do Piauí, onde ele viveu a maior parte de sua vida. O local de sepultamento já havia sido determinado pelo próprio Nêgo Bispo.

O velório está acontecendo em sua residência, na Comunidade Saco Curtume. Nêgo Bispo faleceu nesse domingo (3) no Hospital de São João do Piauí, vítima de complicações do diabetes. A morte foi causada por uma convulsão seguida por parada cardíaca. Ele desmaiou em uma área de lazer na comunidade quilombola, foi levado ao hospital, mas não resistiu.

Nêgo Bispo completaria 64 anos em 10 de dezembro de 2023. Ele é natural do Vale do Rio Berlengas, Piauí, e formou-se pelos ensinamentos de mestras e mestres de ofício do quilombo Saco-Curtume, município de São João do Piauí, distante 462 Km de Teresina.

Ele foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francinópolis e diretor da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado do Piauí (Fetag). É reconhecido como um dos principais pensadores do tema comunidades tradicionais do Brasil. 

Escreveu os livros “Quilombo, Modos e Significados” e “Colonização Quilombos: Modos e Significados”, além de vários outros artigos, também dirigiu o filme-documentário “O Jucá da Volta”, em parceria com o IPHAN.

Seus muitos ensinamentos eram transmitidos principalmente pela oralidade, a partir de suas experiências nas comunidades quilombolas e movimentos sociais ligados a luta pela terra.

Tornou-se liderança quilombola na Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: