Geral

Expoapi comercializou produtos da agricultura familiar

Cursos PAA Agricultura Familiar Expoapi Agronegócio

Segunda - 14/12/2015 às 15:12



Mesmo sendo um evento voltado para o agronegócio, a Expoapi também mostrou a produção da agricultura familiar do estado. Nos estandes da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e no Festival da Cajuína foram expostos produtos desenvolvidos pelos agricultores familiares do interior do Piauí. Além de mostrar a potencialidade da produção agrícola das famílias, a SDR promoveu cursos, como o último realizado abordando o tema "Comercialização e Acesso ao Mercado Institucional".

Segundo a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Aline Alencar, a iniciativa da Secretaria em realizar tais cursos é uma forma de aproximar os agricultores familiares de feiras dessa importância, além de facilitar o acesso dos produtores a novos mecanismos de comercialização.

"É importante porque a gente aproxima o agricultor familiar de espaços como esse, voltado todo para o agronegócio. O agricultor precisa estar presente também para mostrar que a agricultura familiar é necessária. Hoje, essa agricultura tem uma grande importância para nossa sociedade, contribui em 70% para nossa alimentação", destaca Aline.

No estande do 3º Festival da Cajuína, alguns produtores são fornecedores do PAA e reforçam a preocupação do poder público em garantir meios de produção e sustento para as famílias. Produtos como castanha, cajuína, frutas, azeite de babaçu e doces foram expostos no local.

PAA estima aumento nos investimentos para 2016

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), também chamado de Programa de Compra Direta, chega ao fim do ano de 2015 com 5.553 agricultores beneficiados. O programa compra a produção de pequenos agricultores do estado e distribui para organizações que necessitam do alimento.

A medida é uma forma de incentivar a produção do pequeno agricultor, que inclui assentados, quilombolas, extrativistas e pescadores artesanais. A ação chega ao patamar de investimento na ordem de R$ 12,5 milhões pagos somente entre agosto e outubro deste ano e pretende aumentar os investimentos para 2016 em até R$ 4 milhões.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: