Geral

DIA DO PROFESSOR

Ex-alunos voltam às escolas como professores e inspiram estudantes no Piauí

Eraques Alves e Nelson Rios estudaram em escolas públicas do Piauí e decidiram voltar às salas de aula para ensinar

Da Redação

Domingo - 15/10/2023 às 11:15



Foto: Arquivo/ Seduc Eraques Alves e seus alunos do Ceti Paulo Freire
Eraques Alves e seus alunos do Ceti Paulo Freire

Eraques Alves, ex-aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, em Guaribas, a 650 ao sul de Teresina, voltou às salas de aula da escola onde estudou com uma nova missão: ensinar. Agora, Erques Alves é professor do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em Inteligência Artificial.

Após concluir o Ensino Médio em Guaribas, Eraques Alves mudou-se para São Paulo e se formou em  Ciência da Computação na Faculdade do Estado de São Paulo, com o auxílio do Programa Universidade para Todos (ProUni). Posteriormente, ele voltou a morar em Guaribas com o Ensino Superior completo e passo a ministrar aulas na escola onde estudava.

“Ao estar em sala de aula, qualificar jovens para o futuro e torná-los profissionais é algo que me motiva”, disse o professor.

Para ele, a educação é a maior ferramenta para transformar a realidade local. 

“O curso Desenvolvimento de Sistemas proporciona uma aprendizagem que os alunos não imaginavam. O jovem hoje tem que usar a educação como base para se qualificar e, com isso, ter ideias inovadoras e conectadas com o mundo atual e as pessoas. Desta forma, a educação transformará a comunidade local de forma mais rápida”, concluiu Eraques.

O professor Nelson Rios, do Ceti Alberto Leal Nunes, localizado em Regeneração, também voltou à escola onde concluiu os estudos.  Atualmente ele ministra aula de matemática na escola onde estudou.

Com aluno premiado no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), o professor revela o orgulho em poder ver seus estudantes se destacando na Educação.

"Particularmente, tive muita dificuldade em Matemática na 6ª série. Eu era o segundo pior aluno da turma e, naquele momento, decidi que eu ainda iria dar aula dessa disciplina. Então, estar hoje como professor premiado e ver meus alunos recebendo medalhas tem um sabor muito especial para mim”, comemora o professor da escola pública.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: