Geral

SAÚDE

Educação Física: profissional tem papel importante para qualidade de vida das pessoas

É dentro desse contexto que se revela o Profissional de Educação Física, que tem um papel relevante na intervenção dentro da saúde dos indivíduos

Redação

Sexta - 04/09/2020 às 11:07



Foto: Divulgação Professor Hélio
Professor Hélio

Quando pensamos em educação física, sempre vem em nossa mente as brincadeiras que fazíamos quando criança, os esportes que já praticamos e os treinos na academia.

É dentro desse contexto que se revela o Profissional de Educação Física, que tem um papel relevante na intervenção dentro da saúde dos indivíduos, refletindo na qualidade de vida de quem pratica exercícios físicos diariamente.

O trabalho desenvolvido pelo profissional de Educação Física em sua atuação no mercado de trabalho, percorre desde a prática de brincadeiras e atividades lúdicas, passando pela cultura corporal de movimentos, chegando à treinos em clubes e academias, enfatizando sempre a ação dos movimentos desenvolvidos pelo indivíduo. E todo esse trabalho interfere na vida das pessoas, aumentando assim o nível de saúde do seu organismo.

Segundo Héllio Martins Linhares, Professor do Curso de Educação Física do UniFacid, o simples movimento de agachar já requer uma orientação profissional: “Ao agacharmos, estamos recrutando principalmente os músculos do quadríceps femoral e os glúteos em suas três porções. Porém, para que essa execução seja correta, o profissional de Educação Física irá avaliar a forma como esse indivíduo executa o agachamento, com as pernas afastadas na largura do quadril, os pés posicionados paralelos e a coluna ereta”, indica o Professor.

Boa formação
A Coordenadora do Curso de Educação Física do Unifacid, Professora Gabriela Dantas, destaca que para atuar no mercado de trabalho, o Educador Físico precisa de uma boa formação acadêmica. “No Centro Universitário Unifacid o aluno tem durante o seu curso as melhores experiências para qualificá-lo na atuação profissional, como por exemplo, uma boa estrutura física e uma grade curricular com disciplinas que garantem o saber teórico e prático para uma atuação exemplar na promoção da qualidade de vida e para sua inserção em uma equipe multidisciplinar na saúde”, afirma.

Mercado
Segundo o Confef (Conselho Federal de Educação Física), há 390.766 registros profissionais ativos de pessoas físicas no Brasil, e 43.320 de pessoas jurídicas. Dados do CAGED de 2019  (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelam uma demanda do mercado de trabalho por profissionais da área.  O curso de Educação Física constava na sétima posição entre as áreas que mais tiveram contratações formais: um total de 12.205.

Fonte: Marcos Sávio

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: