Geral

Dia do Professor em Teresina é marcado por críticas à reforma do Ensino Médio

Diversos professores irão ministrar aula pública no Parque da Cidadania sobre as reformas do ensino público

Sábado - 15/10/2016 às 17:10



Foto: Divulgação Dia do Professor marcado por protestos à reforma do Ensino Médio
Dia do Professor marcado por protestos à reforma do Ensino Médio

O dia 15 de outubro é uma data especial em que se comemora uma das profissões mais importantes do mundo, responsável pela formação ideológica, social, política, crítica, motora, científica e intelectual do ser humano, o dia do Professor.  Apesar de toda a influência e responsabilidade que tem essa profissão na sociedade, o professor brasileiro sofre com vários problemas como a falta de segurança no ambiente de trabalho, falta de condições de ensino, aulas exaustivas e principalmente baixos salários, além do impacto da nova reforma do Ensino Médio.

Segundo Patrícia Andrade, professora de Sociologia do IFPI, um dos principais problemas referentes à docência é a desvalorização dessa profissão na sociedade, seja na esfera pública ou privada. "Todos os governos colocam a educação como uma meta prioritária, no entanto são palavras vagas, na prática, não existe essa valorização que se evidencia logo na questão salarial, temos um piso muito baixo se comparado com outras profissões, isso faz com que o professor tenha que trabalhar em mais escolas para tentar garantir o mínimo possível para se manter enquanto profissão e sujeito na sociedade", afirma a professora Patrícia.

Sesc comemora seus 70 anos no Parque da Cidadania nesse fim de semana (8 e 9)Uma aula pública será ministrada hoje, 15, no Parque da Cidadania em comemoração do dia do ProfessorFoto: Divulgação

Outra questão abordada pela docente são as condições de trabalho que envolvem a educação pública que para ela são precárias e influenciam na desvalorização desse profissional. "A escola pública passa por um momento de muita precarização, de descaso mesmo, uma escola, sem infra estrutura necessária para garantir um bom funcionamento, faz com que os alunos abandonem a rede pública e haja assim um fortalecimento da rede privada. A escola pública precisa de muito mais investimento para garantir de fato melhores condições de ensino para os estudantes e de trabalho docente na sala de aula", ressalta a professora.

Em relação às ultimas e tão criticadas reformas do governo Temer, em relação ao Ensino Médio e à educação pública, a professora faz uma analise dos impactos dessas medidas para o ensino brasileiro . "Nesse momento que estamos passando pela reforma do ensino médio, é um duro ataque à profissionalização desse professor. Quando o governo tenta flexibilizar o currículo, retirando disciplinas importantes do processo formativo dos estudantes, isso é desprofissionalizar, desreipeitar os professores que estão nas universidades se formando para estar em sala de aula em melhores condições pra ensinar, então esse dia do professor não é um dia de festa é um dia de resistência de reafirmar a necessidade de continuar lutando por uma escola mais inclusiva", finaliza Patrícia Andrade.   

Hoje, às 17 horas, no Parque da Cidadania, centro de Teresina, diversos profissionais da categoria irão ministrar uma aula pública sobre arte, cultura, política e sociedade em comemoração ao dia do professor e também serão abordadas as últimas e tão criticadas reformas do governo federal em relação ao Ensino Médio e seus impactos na educação pública.

Confira a programação do evento:

AULA PÚBLICA - PARQUE DA CIDADANIA - PROGRAMAÇÃO :


ABERTURA:

 1)APRESENTAÇÃO DA  FRENTE E UMA FALA MAIS GERAL SOBRE A REFORMA NO ENSINO MÉDIO;

2)APRESENTAÇÃO CULTURAL (ALUNOS DO IFPI - CAMPUS CENTRAL E ZONA SUL;

3) FALA SOBRE A PEC/241;

4) APRESENTAÇÃO GRUPO DE DANÇA- COLÉGIO LICEU PIAUIENSE;

5) FALA DOS PROFESSORES:
- SOCIOLOGIA (GERMANO OU LUCIANA - IFPI)
- FILOSOFIA (MÁRCIA );

6) APRESENTAÇÃO CULTURAL MÚSICA E POESIA;

7) CONTINUAÇÃO COM A FALA DOS PROFESSORES:
- ESPANHOL (PROFESSORA MARGARETH - UESPI)
- EDUCAÇÃO FÍSICA  (ANA FLÁVIA )
- ARTES (ARACELY E LUÍS )

8) APRESENTAÇÃO CULTURAL - MÚSICA E POESIA

9) FALA COM REPRESENTANTES DAS ENTIDADES QUE APOIAM A FRENTE: IFPI, ANDES, SINDIFPI, ADCESPI, SINDISOL, SINTAE, GRENIP, SINDSERM, ADUFPI, ANEL, MML, CSP CONLUTAS;

10) APRESENTAÇÃO CULTURAL: SHOW COM GOMES BRASIL

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: