Geral

DIA DA FAKE

Entenda a origem do Dia da Mentira e por que é no dia 1º de abril

No Brasil, a data começou a ser celebrada após uma “brincadeira” envolvendo Dom Pedro I

Da Redação

Segunda - 01/04/2024 às 10:44



Foto: Pixabay Reprodução
Reprodução

Quase todo mundo já caiu em alguma pegadinha do Dia da Mentira, comemorado em 1º de abril. Neste dia, as pessoas gostam de brincar falando uma “mentirinha” para alguém, seja pregando peças ou trotes para familiares ou amigos. Entretanto, essa data surgiu há cinco séculos e se mantém até os dias atuais.

Quando surgiu o Dia da Mentira?

O Dia da Mentira surgiu na época da Idade Média e, mesmo que pareça uma brincadeira brasileira, a data começou a ser propagada na França, no século 16, com um simbolismo histórico.

No Brasil, a data começou a ser celebrada após uma “brincadeira” envolvendo Dom Pedro I, quando no fatídico dia 1 de abril de 1828, apareceu o jornal mineiro "A mentira" que começou a circular a notícia de que o então rei Dom Pedro I havia morrido, a mentira foi desmentida no dia seguinte e desde então a data é comemorada no Brasil. 

Origem do Dia da Mentira 

A origem do Dia da Mentira remonta ao século 16. Com a instituição do Calendário Gregoriano, no século 16, o ano passou a iniciar em 1º de janeiro. Essa mudança substituiu o Calendário Juliano por determinação do Concílio de Trento. A reunião de clérigos católicos em Trento, na Itália, durante a Idade Média, foi uma resposta à Reforma Protestante e visava reafirmar a autoridade da Igreja Católica. No entanto, essa alteração também mudou a maneira como as pessoas que seguiam a religião cristã contavam seus dias. A partir dessa mudança, o ano passou a ser dividido em 12 meses (ou 365 dias), com quatro estações distribuídas por eles, seguindo o movimento da Terra em relação ao Sol.

O Dia da Mentira, em 1º de abril, surgiu como uma forma bem-humorada de protestar contra essas novas mudanças. Pessoas vestidas de palhaços e bobos da corte passeavam durante festivais de temática medieval, como na região da Picardia, na França. Os que se apegaram aos antigos costumes foram chamados de “tolos de abril”, já que este é o mês em que a celebração católica ocorre.

No dia  1º de abril também é o dia que o Brasil sofreu o golpe militar em 1964, há 60 anos. Apesar do Dia da Mentira, o dia 1 de abril também serve para relembrar o momento sombrio na história do nosso país.  

Lista dos feriados nacionais em 2024:

  • 1° de janeiro: Confraternização Universal (segunda-feira);

  • 29 de março: Sexta-Feira Santa/Paixão de Cristo (sexta-feira);

  • 21 de abril: Tiradentes (domingo);

  • 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (quarta-feira);

  • 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);

  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado);

  • 2 de novembro: Finados (sábado);

  • 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);

  • 20 de Novembro: Consciência Negra (quarta-feira)

  • 25 de dezembro: Natal (quarta-feira)

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: