Geral

Detentos fogem, roubam e voltam para a Major César

A denúncia é do Sinpoljuspi que diz que o problema é antigo

Terça - 30/08/2016 às 17:08



Foto: Divulgação/Sejus Internos flagrados
Internos flagrados

Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) denuncia que os detentos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, na BR-343, próximo ao município de Altos, fogem de forma recorrente e, em seguida, retornam à unidade prisional. O sindicato informa que o fato ocorre desde 2011.

Segundo o presidente do Sinpoljuspi, José Roberto Pereira, os internos costumam sair do presidio para praticar crimes nos arredores.

“Eles saem e voltam para a Major César com armas, drogas e celulares. Isso acontece há muitos anos porque a penitenciária não tem estrutura, não tem cercas de arame, não tem policiais nas guaritas, que, inclusive encontram-se desativadas. Ao longo dos anos, essa questão vem diminuindo, mas ainda é um problema muito grave”, ressalta José Roberto.

Colônia Agrícola Major César OliveiraColônia Agrícola Major César OliveiraFoto: Divulgação

De acordo com José Roberto, há dois tipos de presos fugitivos: os que fogem para não voltar mais e os que fogem para roubar, matar, buscar drogas e retornar para a unidade prisional.

“Os agentes penitenciários fazem o que podem, mas são praticamente 370 presos para pouquíssimos agentes darem conta”, disse José Roberto.

Frequentemente, os agentes penitenciários realizam operações para evitar a fuga dos internos, os moradores da região são os que mais sofrem as consequências.

Nessa segunda-feira (29), quatro detentos que fugiram para roubar residências nas proximidades da unidade foram surpreendidos por agentes penitenciários quando retornavam.

Eles estavam em um carro modelo Fiat Mille e foram flagrados com armas brancas, celulares, drogas, bebida alcoólica e dinheiro. Durante a operação, uma quinta pessoa, ex-presidiário, também foi preso dando suporte aos fugitivos.

De acordo com a Gerência da penitenciária Major César, unidade prisional de Regime Semiaberto, a ação criminosa estava sendo investigada e culminou na prisão dos fugitivos.

Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí informou ao Piauí Hoje que está intensificado as ações de prevenção e repressão a crimes desta natureza, contando, segundo o órgão, com o apoio dos agentes penitenciários e da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Os fugitivos e o ex-presidiário foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Teresina.

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: