Geral

Desmatamento e construção de barragens: rio Mulato pode estar chegando

Amarante ameaça degradação Rio Mulato

Quarta - 16/09/2015 às 01:09



 A degradação do rio Mulato em toda a sua extensão, no município de Amarante, tem se transformado em uma preocupação constante de moradores e de profissionais em Gestão Ambiental. O cenário natural já não é o mesmo, e a flora vem mudando no seu entorno há mais de 20 anos.

Alguns moradores de comunidades que, por longos anos, se utilizaram dele para atividades distintas como a pesca, lazer e até mesmo lavação de roupas, hoje se questionam sobre o que pode estar acontecendo. Outros parecem conhecer mais de perto as causas: “Estão destruindo nosso patrimônio para preservar suas terras e seus açudes.”

Enquanto a população se queixa e se questiona, o Poder Público fecha os olhos. Durante longos anos, nenhum gestor apresentou um plano de revitalização do rio, muito menos que vise evitar o desmatamento em toda a sua extensão.

O que durante anos foi a base para o sustento de famílias inteiras, o riacho atualmente não dá mais condição para o pescado e, em vários trechos, o d’água baixou a nível zero.

A arborização que, durante décadas, protegeu e deu vida ao rio Mulato está se acabando, o corte de árvores tem contribuído para o cenário atual.

De acordo com o profissional em Gestão Ambiental, que será identificado apenas pelas iniciais J.P.S., o riacho está secando, mas as causas são evidentes. “Estão fazendo muitas barragens. Há alguns dias, a água estava barrenta por causa de uma dessas construções”, disse ele.

A construção de outras barragens em sua extensão, tem sido acarretado outros problemas ao longo do rio Mulato. Entristecido, J.P.S afirma que “o riacho está secando.”

Fonte: somos noticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: