Geral

DOAÇÃO

Defensoria Pública do Piauí arrecada absorventes e itens de higiene no Salipi

Os produtos serão destinados a pessoas que vivem em situação de rua

Da Redação

Terça - 11/06/2024 às 14:38



Foto: Reprodução Stand da Defensoria Pública no Salipi
Stand da Defensoria Pública no Salipi

A Defensoria Pública do Piauí está com uma campanha de arrecadação de itens de higiene e absorventes no 22º Salão do Livro do Piauí. A campanha Dignidade Menstrual segue até o domingo (16) e as doações podem ser entregues no stand da Defensoria no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As doações serão destinadas a pessoas que vivem em situação de rua.

A camapanha é parte do projeto “Sororidade nas Ruas”, idealizado e coordenado pela defensora pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi).

O projeto busca contribuir com a dignidade e elevação da autoestima das pessoas que vivem nas ruas. A entrega do material arrecadado é feita por um grupo de 40 voluntários(as) e ocorre a cada 15 dias, sendo realizada no Centro de Teresina durante os fins de semana, o que facilita a identificação e contato das pessoas a serem beneficiadas.

Segundo Ana Clara Castro, a arrecadação de produtos de higiene pessoal é uma forma de dar visibilidade à realidade da pobreza menstrual, levando um pouco de dignidade para as pessoas por ela atingidas.

“O projeto “Sororidade nas Ruas” busca combater a pobreza menstrual. A questão da saúde íntima ainda é vista como um tabu e os dados apontam que pessoas em situação de rua quando menstruam chegam a usar miolo de pão, plásticos, panos sujos ou absorventes doados por mais de dois ciclos, desencadeando quadros de infecções e doenças. Assim, aproveitamos o espaço do Salipi, onde normalmente é significativo o fluxo de pessoas para realizar novamente essa arrecadação.", afirma.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: